A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk alertou nesta segunda-feira (14) que centenas de unidades falsificadas de seu medicamento para diabetes, o Ozempic, estão sendo distribuídas fora de sua cadeia de suprimentos autorizada nos Estados Unidos.
O órgão regulador de saúde do país apreendeu as injeções falsificadas em 9 de abril e está investigando.
O aumento da demanda pelo Ozempic, da Novo Nordisk, quimicamente conhecido como semaglutida, tem levantado preocupações sobre medicamentos não regulamentados, compostos e falsificados. Seu remédio para perda de peso, o Wegovy, possui o mesmo ingrediente ativo.
Enquanto a investigação segue, outras análises, incluindo um extenso exame visual e testes químicos do produto falsificado apreendido, estão em andamento. A Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e a Novo Nordisk ainda não têm informações sobre a identidade, qualidade ou segurança dos medicamentos, informou o órgão regulador em seu site.
A Novo Nordisk aconselhou as farmácias de varejo a comprar doses autênticas do Ozempic de distribuidoras autorizadas e pediu aos pacientes que verifiquem se há sinais de falsificação no produto antes do uso do medicamento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fabricante do Ozempic alerta para onda de falsificação nos EUA no site CNN Brasil.