Localizado a cerca de 60 KM da capital Rio Branco, o município de Porto Acre sofre com as últimas e desastrosas administrações, que afetam diretamente a produção rural, a maior fonte de economia no município.
Com uma grande malha viária de ramais, os gestores deveriam ter um planejamento eficiente voltado para o setor, que é forte na plantação de café, melancia, e uma grande quantidade de rebanho bovino, que abastecem inclusive a capital. Não bastasse os transtornos e prejuízos que os produtores estão tendo, o transporte escolar está senso afetado diretamente e centenas de crianças e jovens estão faltando aula, pois nem mesmo as caminhantes traçadas e adaptadas conseguem fazer o percurso para levar os estudantes para escola. O prefeito do município é Máximo (PP), que foi eleito com 58% dos votos válidos e o mesmo fazia parte do grupo político de Bené Damasceno, que administrou a cidade por 8 anos e garantiu a vitória de seu sucessor, que pelo visto não tem planejamento algum.
Veja um vídeo de duas caminhonetes tentando vencer o atoleiro, em um trecho do Ramal Porto Alonso, um dos mais importantes polos de produção local.