Fávaro: governo está tranquilo que os preços dos alimentos vão ceder

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta quarta-feira (9/4), que o governo federal “está muito confiante” que as medidas tomadas, “sem pirotecnia”, para baratear o preço dos alimentos vão ter ainda mais efeitos.

Segundo ele, os preços vão ceder na ponta, para o consumidor, mais do que estão hoje. “Já está cedendo, e deve ceder ainda mais”, disse Fávaro a jornalistas na saída do Ministério da Fazenda, após reunião com Fernando Haddad.

Ao ser questionado sobre a queda do valor das commodities, o titular da pasta da Agricultura ressaltou que os preços no atacado e no varejo recuaram, com destaque para retração mais acentuada no atacado.

“É o tempo de consumir o estoque do preço antigo, [que] vai cair ainda mais no varejo como se mostra no atacado. Vai cair óleo de soja, arroz, isso serve para o feijão. Tem a expectativa para que, após a Páscoa, o preço dos ovos venham a ceder um pouco”, declarou.

EUA fazem “trampolinagem” no comércio global, diz Fávaro

Fávaro também comentou sobre o “tarifaço” imposto pelo governo dos Estados Unidos (EUA). Segundo ele, o presidente Donald Trump “está fazendo trampolinagem com a relação comercial mundial”.

“A minha avaliação que um governo, dito liberal, um governo de direita radical, está fazendo trampolinagem com a relação comercial mundial. Ao passo que o governo progressista, como o presidente Lula (PT), defende o multilateralismo”, ponderou.

Para o ministro, Trump “fica inventado medidas heterodoxas”. No entanto, ele acredita que, com o passar dos dias, a situação deve se acomodar. Fávaro ainda frisou que as exportações brasileiras ao EUA continuarão e ressaltou a competência do agro brasileiro.



Fonte: Metrópoles

Irani registra lucro de R$ 112 milhões no 2º trimestre

A Irani Papel e Embalagem (RANI3) registrou um lucro líquido de R$ 112 milhões no segundo trimestre de 2025, salto de 168,5% em relação...

STF retoma trabalhos com expectativa de resposta de Moraes à sanção dos EUA

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma os trabalhos do segundo semestre, nesta sexta-feira (1º), com três pautas previstas para julgamento. Na sessão, o ministro...

Defesa de Filipe Martins mira contradição para tentar anular delação de Cid

A defesa de Filipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta uma contradição entre dois depoimentos para tentar anular a...