Fogo em barco deixa mais de 140 mortos na República Democrática do Congo

Pelo menos 148 pessoas foram encontradas mortas na República Democrática do Congo depois que um barco motorizado de madeira pegou fogo e virou, informou a mídia citando autoridades do país nesta sexta-feira (18).

O barco estava transportando cerca de 500 passageiros, incluindo mulheres e crianças, quando virou na terça-feira (15) no rio Congo, localizado na região noroeste do país, de acordo com as reportagens.

Acidentes de barco são comuns na RD Congo, onde embarcações antigas de madeira são o principal meio de transporte entre os vilarejos e, com frequência, são carregadas muito além de sua capacidade.

As autoridades estimam que centenas de pessoas ainda estejam desaparecidas.

O barco, chamado HB Kongolo, pegou fogo perto da cidade de Mbandaka, depois de deixar o porto de Matankumu em direção ao território de Bolomba.

Cerca de 100 sobreviventes foram levados para um abrigo improvisado na prefeitura, enquanto os que sofreram queimaduras foram levados para hospitais locais, informou a Sky News.

A tragédia ocorreu quando um incêndio começou no momento em que uma mulher estava cozinhando a bordo da embarcação, disse Compétent Loyoko, o comissário fluvial, à Associated Press.

Vários passageiros, incluindo mulheres e crianças, morreram depois de pular na água sem saber nadar, acrescentou a reportagem.

Em 2024, pelo menos 78 pessoas se afogaram quando um barco com 278 passageiros virou no Lago Kivu, no leste do Congo. Em um incidente separado, pelo menos 22 pessoas morreram depois que um barco fluvial afundou em dezembro no oeste do Congo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fogo em barco deixa mais de 140 mortos na República Democrática do Congo no site CNN Brasil.

Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

Uma pesquisa recente divulgada pelo grupo interdisciplinar Braingeneers, da UC Santa Cruz e da UC San Francisco nos Estados Unidos, desafia o paradigma tradicional...

Sem Calleri, São Paulo perde referências e acende alerta sobre elenco

O São Paulo perdeu praticamente todas as referências do elenco por problemas físicos. O último foi o atacante Jonathan Calleri, que rompeu ligamento do...

Guerra comercial ameaça sobrevivência de comerciantes asiáticos nos EUA

Em Flushing, Queens, produtos frescos, molhos de soja e snacks com sabor de algas marinhas alinham-se nas prateleiras do Supermercado Chang Jiang. O Chang Jiang...