Motoristas que trafegavam pela BR-101, na altura de Garuva, em Santa Catarina, levaram um susto neste sábado (5/4): um avião monomotor precisou pousar no meio da rodovia. Apesar da manobra arriscada, ninguém se feriu. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou em nota ao portal LeoDias que já deu início às investigações para entender o incidente.
Procurada pela nossa reportagem, a Força Aérea informou que investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do CENIPA, sediado em Canoas, no Rio Grande do Sul, foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave, que tem a matrícula PU-FAI.
Veja as fotos
Leia Também
Agora, os investigadores reúnem informações para entender o que causou o acidente: “Durante a Ação Inicial, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação”.
Por fim, a FAB informou que, ainda sem prazo para conclusão, a investigação tem como objetivo principal ajudar na prevenção de novos acidentes: “Os trabalhos não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal em um acidente aeronáutico”, eles reforçaram que a investigação busca fortalecer a segurança do transporte aéreo e preservar vidas.
Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho da BR-101, a aeronave levava apenas uma pessoa a bordo e ninguém se feriu. As causas do pouso forçado ainda são desconhecidas, assim como a identidade do piloto. Procurada pelo portal LeoDias, a Polícia Civil de Santa Catarina ainda não se manifestou sobre o caso. O espaço segue aberto para atualizações.
Fonte: Portal LEODIAS