Fórmula 1: há 36 anos, Senna conquistava seu primeiro título no GP do Japão

O público brasileiro acompanha mais uma etapa na madrugada neste final de semana. A Fórmula 1 desembarca no Circuito de Suzuka, local que os brasileiros têm familiaridade. O Grande prêmio do Japão acontece entre os dias 4 e 6 de abril. No entanto, uma história ainda melhor aconteceu em território japonês, com o ídolo nacional, Ayrton Senna.

Em 1988, Senna conquistou o seu primeiro título mundial, exatamente no GP do Japão, em Suzuka, que marcou o início da consagração de um dos maiores pilotos da história do automobilismo.

Veja as fotos

Reprodução/x
Reprodução/x
Reprodução/mclaren
Reprodução/mclaren
Reprodução/x
Reprodução/x
Ayrton Senna / Reprodução
Ayrton Senna / Reprodução
Vitória de Ayrton Senna no Brasil, em 1993. Foto: Reprodução
Vitória de Ayrton Senna no Brasil, em 1993. Foto: Reprodução

Na ocasião, bastava uma vitória para Ayrton vencer antecipadamente o primeiro título na categoria. No dia anterior, o brasileiro fez a pole e animou os amantes do automobilismo, vendo nascer um novo ídolo. Mas, o motor Honda de sua McLaren parou na largada. Quando o carro ligou, ele já havia perdido 14 posições no grid, enquanto o companheiro de equipe, Alain Prost, e com quem disputava o campeonato ponto a ponto, era o líder.

Após 19 voltas, Senna conseguiu escalar o pelotão, alcançando a segunda posição. Naquele momento os fãs não conseguiam expressar reação com o que estava acontecendo no Japão. Na volta 27, Senna conseguiu encostar em Prost, e fazer uma belíssima ultrapassagem na chuva que caia na pista.

O brasileiro seguiu voando rumo a conquista, abrindo treze segundos de vantagem sobre o francês no final do GP de Suzuka. No final da prova, o tricampeão mundial de F1 se emocionou e disse que podia sentir a presença de Deus ao seu lado.

Esse foi o marco inicial da trajetória de Ayrton Senna rumo ao tricampeonato mundial da Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991).

Morte

Ayrton Senna morreu aos 34 anos, no dia 1º de maio de 1994. Na época, pilotava o carro da Williams, em seu auge da carreira. O brasileiro faleceu em um acidente grave no Grande Prêmio de Ímola, na Itália.

O piloto liderava o GP até perder o controle de sua Williams na curva Tamburello, e acabou batendo forte contra o muro de proteção. A batida causou apreensão em todos os que estavam nas arquibancadas.

Senna teve 41 vitórias e 65 poles positions, na Fórmula 1. O brasileiro esteve a frente das scuderias: Tolemann, Lotus, McLaren e Williams.

O GP do Japão deste domingo (6/4) acontece às 2h da manhã, com transmissão na Band.



Fonte: Portal LEODIAS

Isabelle Nogueira participa de ensaios para próximo projeto em Parintins e compartilha cliques

A dançarina e influenciadora digital Isabelle Nogueira está imersa na paz de sua terra natal. Ela compartilhou recentemente que está em Parintins, no Amazonas,...

Larissa Manoela brinca que tirou foto com fiscal para não ser reprovada ao tirar CNH

Após vídeo de Larissa Manoela atendendo fãs enquanto dirigia viralizar, um internauta questionou como os famosos realizam a prova para tirar a CNH (Carteira...

Deborah Secco é flagrada com Dudu Borges pela primeira vez

Como confirmado pelo portal LeoDias, a atriz Deborah Secco está namorando o ícone sertanejo Dudu Borges. Os dois foram flagrados juntos pela primeira vez...