Ícone do site O SERINGAL

Gladson manda Nicolau e Bocalom ficarem quietos e reafirma Mailza Assis única candidata ao Governo do Acre

Ficou explícita até demais – e constrangedora – a aparição forçada do deputado Nicolau Júnior e do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sempre juntos, em agendas inesperadas, enquanto institutos locais eram contratados para divulgar pesquisas incluindo seus nomes como postulantes ao Governo do Acre. Sondagens, aliás, cujos financiadores não são revelados.

Foi acintoso, descarado.

Não há registro de que o presidente da Aleac e o gestor da capital tenham, no passado, se esforçado tanto em favor da população carente como nos últimos três meses.  Ainda assim, as pesquisas sobre eleições majoritárias lhes dão rejeição homérica (no caso do prefeito, que sempre viveu à sombra de Bolsonaro e Gladson Cameli) e visibilidade sofrível (no caso do deputado, que não possui capital político além dos muros do Juruá).

E a suspeita de uma trama contra a vice-governadora parece ter se confirmado. Jamais deputado e prefeito acompanharam Mailza, seja ela como vice, seja ela como secretária de Assistência Social, especialmente no âmbito do Programa Juntos pelo Acre, do qual Mailza é executora direta.

Puseram em jogo a palavra do governador, segundo a qual Mailza é candidata única da aliança que permanece no poder há seis anos.

Até que o chefe do executivo, percebendo o incômodo causado ao grupo, deu a ordem para que os dois ficassem quietos. Ao parlamentar, o aviso: vá pra sua reeleição; Ao prefeito, o alerta; a cidade e sua gente devem ser prioridade.

Nicolau não foi a Acrelândia e a Capixaba, nas comemorações por mais um ano de emancipação daquelas cidades. Ausência não justificada, mas sintomática.

Ontem, em Brasília, ele também não estava no momento em que a federação PP-UB foi oficializada. E foi o momento de o governador reafirmar o que não teria volta: Mailza, que logo mais assumirá a governança, é a candidatura única e inegociável para disputar o governo em 2026 (veja acima).

Por tantas vezes, Gladson deu a mesma declaração.

Nada justifica que esteja blefando. Afinal, o DNA de um Cameli suporta tudo, menos o desgaste de ter sua honra, legado e palavra achincalhados.

 

Sair da versão mobile