A jornalista Gloria Maria, considerada uma das figuras mais icônicas da televisão nacional, ganhou uma série documental inédita de quatro episódios. A produção estreou neste domingo (20), no Fantástico, da TV Globo.
A série, dirigida por Paulo Sampaio, explora a carreira e vida da repórter que revolucionou o jornalismo brasileiro, apresenta imagens raras, vídeos de arquivo e depoimentos de amigos e colegas, como Pedro Bial, Leilane Neubarth, Mano Brown, Emicida, Maria Bethânia e Roberto Carlos.
De acordo com a emissora, Gloria Maria é retratada como uma mulher corajosa e inquieta, marcada por uma carreira repleta de coberturas históricas e reportagens impactantes, como sua visita à Nigéria e o enfrentamento do racismo, que a levou a denunciar publicamente, em 1980, um episódio de discriminação em um hotel.
A produção também foca em sua vida pessoal, com relatos íntimos e momentos emocionantes com as filhas. Além disso, a série destaca seu legado, especialmente para as jornalistas negras, com depoimentos de comunicadoras como Maju Coutinho.
Pioneirismo
Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo, e em cores, no Jornal Nacional, quando em 1977 mostrava o movimento de saída de carros em um final de semana da capital fluminense. Além disso, Gloria Maria também fez a primeira transmissão em HD da televisão brasileira, em uma reportagem do Fantástico em 2007.
A jornalista faleceu em fevereiro de 2023, no Rio de Janeiro, por complicações de um câncer no cérebro.
Avicii: documentário da Netflix narra a vida e a morte do DJ sueco
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gloria Maria ganha série documental de quatro episódios na TV no site CNN Brasil.