Governistas atuam para blindar Glauber e transformar cassação em suspensão

Governistas atuam para blindar o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) no plenário da Câmara dos Deputados e estudam como transformar o pedido pela cassação dele em suspensão.

Nesta quarta-feira (9), o Conselho de Ética da Câmara aprovou, por 13 votos a 5, o parecer que pede a cassação de Glauber por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de empurrar e expulsar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional durante uma confusão em 2024.

Agora, o deputado poderá recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Se a CCJ rejeitar o recurso, o processo será encaminhado para o plenário da Casa, onde a cassação tem de receber ao menos 257 votos favoráveis para ser aprovada.

A perspectiva dos governistas ouvidos pela reportagem é que o recurso dificilmente deve ser aceito na CCJ.

Por isso, a intenção de aliados de Glauber é conseguir transformar de alguma maneira o pedido de cassação em pedido de suspensão. Portanto, uma pena sem tanta gravidade quanto a extinção do mandato dele.

Eles estudam se isso poderia ser feito por meio de emendas a serem apresentadas ou por meio de um novo relator em plenário, por exemplo.

Líderes governistas falaram ser preciso estudar todas as possibilidades e ainda entender a temperatura dos demais líderes partidários diante do caso. As conversas vão passar também, é claro, pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), responsável pela pauta do plenário.

O último caso de cassação aprovado no plenário da Câmara foi o da Flordelis, então deputada pelo PSD do Rio de Janeiro, em 2021.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governistas atuam para blindar Glauber e transformar cassação em suspensão no site CNN Brasil.

Influenciadora e cunhada de Bruno Henrique é investigada pela PF. Saiba quem é

Além de Bruno Henrique, atacante do Flamengo indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em um esquema de manipulação de resultados por meio de cartões,...

Homem que deu facada em Bolsonaro vive em cela de 6m² e rejeita tratamento psiquiátrico

Mais de seis anos após o atentado contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, o nome de Adélio Bispo de Oliveira...

Bolsonaro permanece na UTI e segue sem previsão de alta, diz equipe médica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em acompanhamento pós-operatório. A equipe...