Governo anuncia “Pré-COP” no mês de outubro em Brasília; veja como será

A presidência da COP30 anunciou nesta terça-feira (29) que vai realizar uma “Pré-COP” com ministros negociadores de clima nos dias 13 e 14 de outubro, em Brasília.

O evento antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, marcada para acontecer entre 10 e 21 de novembro, em Belém, e tem como objetivo alinhar posições e facilitar acordos sobre temas-chave das negociações climáticas.

Segundo o governo, a Pré-COP30 reunirá entre 30 e 50 delegações internacionais, com a presença de ministros de Meio Ambiente, negociadores oficiais e representantes de organismos observadores vinculados à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A expectativa é de que até 800 pessoas participem do encontro, que será promovido pelo governo brasileiro na condição de país anfitrião da próxima conferência climática da ONU. O local exato da reunião será divulgado nas próximas semanas.

Apesar de não integrar o calendário formal de eventos da UNFCCC, a pré-COP é parte de uma série de reuniões realizadas durante o ano em preparação para a conferência do clima.

Nela, os países buscam avançar nos diálogos diplomáticos e reduzir as tensões antes da abertura oficial das negociações. É também uma oportunidade para o país-sede apresentar seus compromissos e garantir engajamento internacional.

Nas últimas edições, países anfitriões também promoveram pré-COPs em suas capitais ou grandes centros: o Azerbaijão, sede da COP29, realizou o encontro em Baku; os Emirados Árabes Unidos, anfitriões da COP28, sediaram a reunião em Abu Dhabi; o Egito, responsável pela COP27, organizou a prévia em Kinshasa; e o Reino Unido, na COP26, fez o encontro preparatório em Milão.

Preparação rumo à COP30 em Belém

A COP30, que será realizada pela primeira vez na Amazônia Brasileira, é vista como um momento estratégico para reposicionar o Brasil como liderança ambiental no cenário global.

A realização da Pré-COP em Brasília integra uma série de ações diplomáticas e logísticas voltadas à construção de uma conferência inclusiva, com foco na preservação da floresta, no financiamento climático e na justiça ambiental.

Belém, a cidade anfitriã da COP30, vem passando por uma ampla reestruturação em sua infraestrutura urbana e hoteleira, com previsão de receber mais de 50 mil participantes de todo o mundo, incluindo chefes de Estado, pesquisadores, lideranças indígenas e ativistas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo anuncia “Pré-COP” no mês de outubro em Brasília; veja como será no site CNN Brasil.

Lojas que não se adaptarem à IA podem sumir, alertam executivos de varejo

A inteligência artificial dominou as discussões entre os principais varejistas do mundo, que se reúnem nesta semana em Nova York. Mais de 40 mil pessoas...

JD Vance insiste que Trump tente diplomacia antes de atacar Irã, diz WSJ

Alguns assessores de alto escalão do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, liderados pelo vice-presidente JD Vance, estão pressionando Trump a tentar...

Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio

Com a proximidade das eleições, é importante se atentar às datas para regularizar ou fazer a primeira solicitação do título de eleitor. O prazo final...