Governo coloca manutenção do “Sistema Único de Segurança” como prioridade

Integrantes do governo apontam que o ponto principal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é manter a inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição Federal.

Essa é uma das polêmicas do texto. Parte dos governadores e da oposição afirmam que a medida interfere na autonomia dos estados sobre a segurança pública.
Durante as negociações da proposta, o governo incluiu um trecho para reforçar as atribuições dos entes federativos.

O sistema foi criado em 2018 por lei ordinária. Porém, a avaliação é que prever o SUSP na Constituição obrigaria os entes federativos a cumprir normas de compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.

Atualmente não há integração total entre os estados, o que incapacita uma consulta nacional de antecedentes criminais, por exemplo. A manutenção desse ponto é fundamental para o fiador da proposta, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O primeiro passo para a discussão desse e demais artigos será dado na Comissão Constituição de Justiça da Câmara e terá como relator o deputado federal Mendonça Filho (União-PE).

Apesar do parlamentar ser vice-líder da oposição na Câmara, fontes afirmaram à CNN que acreditam que o relator é alguém aberto ao diálogo para a construção do texto.

Há também a avaliação que manter a constitucionalização do SUSP não será um empecilho na CCJ. Um dos defensores públicos da PEC da Segurança é o ministro da Segurança Pública do governo Michel Temer (2016-2018), Raul Jungmann.

Jungmann é o “pai” da lei ordinária do SUSP e foi colega de Mendonça Filho no governo Temer, quando o deputado ocupou a pasta de Educação.

A PEC ainda passará por audiências públicas na CCJ. De acordo com o relator, o primeiro convidado será o próprio ministro Lewandowski. O parlamentar também quer convidar governadores das cinco regiões brasileiras para discutir a medida.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo coloca manutenção do “Sistema Único de Segurança” como prioridade no site CNN Brasil.

Em momentos diferentes, Fluminense e Fortaleza se enfrentam no Brasileirão

Fluminense e Fortaleza se encaram neste sábado (16), às 16h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com focos...

Guarani e outros dois times de SP jogam duas vezes neste sábado; entenda

A reta final de competições no futebol brasileiro vai fazer com que três clubes de São Paulo passem por uma situação inusitada. Guarani, Botafogo...

Corinthians define data da nova eleição após impeachment de Augusto Melo

O Corinthians definiu, na manhã deste sábado (16), a data para as novas eleições presidenciais. O pleito ocorrerá após o impeachment e saída em...