Governo confirma pagamento do reajuste de servidores em maio

Com a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 nesta quinta-feira (10), o governo federal confirmou os reajustes salariais acordados com os servidores federais.

O aumento de 9% será pago na folha de abril, com depósito previsto para 2 de maio. Também serão pagos valores retroativos aos últimos meses.

O que gerou esse atraso foi a demora para aprovar o Orçamento, que, geralmente, é chancelado em dezembro pelo Congresso Nacional.

Esse percentual de 9% era previsto numa medida provisória (MP), que, agora, será convertida em Projeto de Lei, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“O governo, em acordo com o Congresso Nacional, enviou um Projeto de Lei para substituir a MP 1286, mas essa permanece vigente até 2 de junho”, diz o MGI

O reajuste contempla servidores ativos, aposentados e pensionistas dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

As negociações foram conduzidas ao longo do ano passado pelo MGI e incluíram, além do aumento salarial, debates sobre progressões de carreira, com destaque para o setor de educação.

A MP foi editada em 31 de dezembro de 2024, formalizando os acordos, mas dependia da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para que os pagamentos fossem operacionalizados.

Como o Orçamento só foi aprovado pelo Congresso em março deste ano, o governo optou por prorrogar a vigência da MP.

Com o envio do PL ao Congresso, a expectativa é de que o texto seja aprovado dentro do prazo de vigência da MP, assegurando a legalidade dos pagamentos.

Veja o calendário de antecipação do 13° salário para aposentados

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo confirma pagamento do reajuste de servidores em maio no site CNN Brasil.

Netanyahu pede fim do Hamas após proposta de Trump de cessar-fogo em Gaza

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu nesta quarta-feira (2) a eliminação do grupo palestino Hamas. Este foi o primeiro comentário público desde que o...

Não posso reclamar do Congresso, diz Haddad em meio à crise do IOF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (2) que não pode reclamar do Congresso Nacional. A declaração foi realizada na Argentina, após...

Fazer cirurgia plástica é como tomar vacina contra gripe, diz Debbie Harry

A cantora Debbie Harry, 80, comparou cirurgias plásticas com a vacina contra a gripe. Em entrevista à Vanity Fair publicada na segunda-feira (30), a...