Governo flexibiliza proibições para importação de resíduos pela indústria

O governo federal publicou, nesta terça-feira (22), decreto que busca regulamentar as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O texto autoriza a importação dos materiais apenas para fins industriais específicos, como a transformação de materiais e minerais estratégicos.

O documento também proíbe a importação de rejeitos de qualquer natureza, de resíduos sólidos perigosos e de resíduos que gerem danos ao meio ambiente ou à integridade sanitária.

Segundo o decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em conjunto com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), a indústria deve dar preferência a resíduos disponíveis no mercado nacional.

“A indústria que utiliza resíduos como insumos industriais dará preferência aos resíduos existentes no mercado interno que beneficiem cooperativas, associações e outras formas de organização popular de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, de modo a aprimorar os sistemas de logística reversa e a implementação da economia circular”, diz o texto.

O documento também traz exceções permitidas, como no caso de atender à Convenção da Basileia, tratado ambiental que busca controlar movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos para evitar efeitos prejudiciais na população e no meio ambiente.

Além disso, as proibições de importação não abrangem o retorno de resíduos previamente exportados pelo Brasil.

*Sob supervisão de Mayara da Paz

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo flexibiliza proibições para importação de resíduos pela indústria no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Polícia dos EUA emite alerta de atirador em universidade da Pensilvânia

A polícia da Pensilvânia informou, nesta quinta-feira (21), que está respondendo uma ocorrência envolvendo um atirador ativo na Universidade Villanova. Os moradores e estudantes...

Candidato a presidente do Corinthians alfineta Fabinho Soldado: “Não ganha”

Roque Citadini, candidato a presidente do Corinthians, criticou o trabalho de Fabinho Soldado, atual executivo de futebol do clube. “Ele conseguiu uma proeza: ele é...

Turismo pode crescer mais e representa 8% do PIB do Brasil, diz Costa Filho

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a economia, quando vai bem, contribui para o avanço da indústria do turismo. Segundo...