Guerra de tarifas ameaça sistema multilateral de comércio, diz Celso Amorim

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, criticou nesta quarta-feira (29) a escalada da guerra comercial entre países e reafirmou o compromisso do Brasil com o multilateralismo.

“A guerra de tarifas ameaça de morte o sistema multilateral de comércio. As cadeias globais de produção correm sérios riscos, gerando incertezas que afetam as expectativas de renda e prosperidade de nossas populações”, afirmou Amorim.

A declaração foi feita durante a abertura da reunião dos assessores de segurança nacional do BRICS, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

 

O discurso de Amorim ocorre em meio à intensificação das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, que vêm anunciando tarifas retaliatórias entre as duas maiores economias do mundo nas últimas semanas.

O assessor presidencial reforçou a posição do governo brasileiro em favor da cooperação internacional como caminho para enfrentar as dificuldades.

“Não podemos regredir a um mundo onde as negociações ocorriam predominantemente de modo bilateral. A despeito dos riscos e das dificuldades, continuamos a apostar no multilateralismo”, complementou Amorim.

BRICS defende multipolaridade

Ainda durante sua fala de abertura, Amorim destacou que o BRICS entra em uma nova fase e deve atuar para fortalecer o multilateralismo e evitar uma ordem internacional instável.

“Nessa nova fase do BRICS, devemos trabalhar para que a multipolaridade seja embasada em um verdadeiro multilateralismo. Não queremos regredir para uma ordem internacional anárquica. Tampouco nos interessa um mundo unipolar, nem desejamos uma nova Guerra Fria”, disse o assessor.

Segundo Amorim, o grupo busca construir uma “nova ordem multipolar” baseada no direito internacional, no respeito mútuo e na coexistência pacífica entre as nações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Guerra de tarifas ameaça sistema multilateral de comércio, diz Celso Amorim no site CNN Brasil.

Trump diz que é hora de nova liderança no Irã após ser chamado de criminoso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu uma nova liderança no Irã após o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, tê-lo chamado...

Luan Pereira recebe alta após sintomas de arritmia cardíaca

O cantor sertanejo Luan Pereira, de 22, recebeu alta hospitalar na tarde deste sábado (17) após passar por um susto após um show em...

Alan Sanches, deputado estadual da Bahia, morre aos 58 anos

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) morreu neste sábado (17) aos 58 anos. Sem informar a causa da morte, a sigla lamentou a...