O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (30/4) que o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, seu equivalente, sinalizou interesse em uma reunião bilateral. O titular da Fazenda brasileiro cumprirá agenda em Los Angeles na próxima semana.
Segundo Haddad, a reunião com Scott Bessent não necessariamente ocorrerá na próxima semana, e pode ser até virtual.
“Nós estamos estabelecendo relação lá com o secretário do Tesouro para uma reunião breve, ela não está agendada ainda. O evento que eu vou é na Califórnia. ”, disse o ministro a jornalistas.
“Creio que será difícil, nessa viagem, fazer uma reunião presencial, mas já recebi retorno do secretário de Estado de que ele está disponível para um encontro. Pode ser até virtual, não necessariamente presencial. Mas eu recebi hoje o retorno de que ele tem interesse em iniciar um diálogo com o Brasil, ele pessoalmente”.
Haddad disse ter muitos assuntos a tratar com o secretário do Tesouro, que já era da agenda da Fazenda quando a Janet Yellen era secretária do Tesouro no governo Joe Biden. Desde a posse do presidente Donald Trump, em janeiro de 2025, esse contato não foi estabelecido.
“Podemos até falar [de tarifas[, mas aí quem conduz a negociação de tarifas, neste momento, é o vice-presidente [do Brasil]”, completou.
Ele frisou que a parte comercial é conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), chefiado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Agenda de Haddad nos EUA
Haddad viajará às 20h da próxima sexta-feira (2/5), de São Paulo, chegando em Los Angeles às 9h (horário local) no sábado (3/5). No domingo (4/5), vai participar de jantar privado com investidores internacionais, oferecido pelo Milken Institute.
Ele ainda terá reunião com investidores e representantes das big techs Google, Amazon e Nvidia.
Fonte: Metrópoles