Hipertensão arterial em idosos: médico revela principais cuidados

A hipertensão arterial, conhecida como “pressão alta”, é uma condição crônica que exige atenção e cuidados contínuos. Caracterizada pelo aumento da pressão do sangue contra as paredes das artérias, pode impactar a qualidade de vida e exigir mudanças para manter a saúde cardiovascular em equilíbrio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão é um dos principais fatores de risco para complicações no coração e na circulação.

No Brasil, a condição atinge aproximadamente 27,9% da população, conforme dados da pesquisa Vigitel 2023. Entre os idosos, esse índice é ainda mais expressivo, chegando a 60%, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Com o envelhecimento, fatores como menor elasticidade dos vasos sanguíneos, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados tendem a contribuir com o aumento da pressão arterial, tornando essencial um acompanhamento médico regular.

Cuidados com a saúde dos idosos

Segundo o geriatra Vitor Hugo de Oliveira, CEO da Acuidar, rede de cuidadores especializados, é possível viver bem com a hipertensão arterial, desde que haja um controle adequado.

“Manter hábitos saudáveis e um acompanhamento médico contínuo faz toda a diferença na qualidade de vida. Pequenas mudanças no dia a dia, como alimentação equilibrada e prática de exercícios, ajudam significativamente no controle da pressão arterial”, ressalta o médico, que compartilhou cinco dicas fundamentais para prevenir e lidar com a hipertensão arterial em idosos. Veja a seguir:

1. Alimentação equilibrada

Uma dieta balanceada contribui diretamente para a regulação da pressão arterial. Nestes casos, a redução do consumo de sal e alimentos ultraprocessados ajuda a evitar a retenção de líquidos e o aumento da pressão. Portanto, o ideal é priorizar frutas, verduras, legumes, grãos integrais e fontes de gorduras saudáveis, como azeite de oliva e oleaginosas. Vale ressaltar que a ingestão adequada de potássio, presente em alimentos como banana, batata e feijão, auxilia no equilíbrio da pressão.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Waack: Corrupção, megaoperação e a atuação do STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes percebeu possíveis irregularidades na megaoperação realizada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho....

Autoridades mexicanas entram em confronto com grupo armado em Sinaloa

Autoridades do estado de Sinaloa, na costa do Pacífico do México, foram atacadas por um grupo armado nesta segunda-feira (3). O incidente deixou 13...

Missão do Japão fará auditoria final para liberar carne bovina brasileira

Uma comitiva do governo do Japão virá ao Brasil, em novembro, para realizar a auditoria final nos frigoríficos brasileiros que pode, enfim, concluir a...