Homem é preso em Arraial do Cabo após congelar cachorros em freezer

Uma operação realizada pela Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo (SEMAS), resultou na prisão em flagrante de um homem acusado de praticar maus-tratos contra animais. A ação, batizada de Operação Liberandum, ocorreu na manhã desta terça-feira (29) no bairro Canaã,após denúncias anônimas apontarem condições alarmantes em uma residência.

Sob a coordenação do delegado titular Dr. Renato Perez, agentes da 132ª Delegacia cumpriram mandado de busca e apreensão na casa localizada na Rua Pedro Álvares Cabral. O que foi encontrado no local chocou os agentes: diversos cães e gatos viviam em ambiente extremamente insalubre, rodeados por fezes e restos de alimentos deteriorados. Em meio às diligências, a equipe descobriu um freezer com sacos plásticos contendo corpos de cães adultos e filhotes congelados — uma cena descrita como de horror pelos policiais.

Na suíte da casa, quatro gatos foram localizados trancados dentro do banheiro, também em meio a sujeira e comida estragada. Ainda no imóvel, foram encontradas substâncias que aparentam ser anestésicos de uso comum entre cirurgiões-dentistas, o que levantou novas suspeitas sobre outras possíveis irregularidades.

Segundo a Polícia Civil, o homem tinha o cargo de médico cardiologista em um posto de saúde no bairro Sobradinho, na cidade de Araruama, e foi preso no momento em que se preparava para sair de casa para o trabalho. Ele foi conduzido à 132ª Delegacia e permanece preso à disposição da Justiça.

Durante a ação, onze animais foram resgatados com vida — seis cães e quatro gatos — e encaminhados para avaliação veterinária. A perícia técnica foi acionada para análise do cenário e a residência foi interditada até a conclusão das investigações.

A operação ainda contou com apoio da equipe de fiscalização da SEMAS, sob coordenação do secretário Pedro Henrique Corrêa, do veterinário Vinicius Fenizola, do Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (GOPAM) e da Secretaria de Segurança Pública, por meio do programa PROEIS.

De acordo com a legislação brasileira, maus-tratos a animais são considerados crime. A Lei nº 14.064/2020 prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para casos envolvendo cães e gatos, além de multa.

A Prefeitura de Arraial do Cabo lembra que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas, de forma anônima, pelo WhatsApp (22) 99936-1255 — canal disponível 24 horas por dia. Também é possível registrar boletim de ocorrência nas delegacias da cidade ou entrar em contato com o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

A Polícia Civil segue investigando o caso e reforça a importância da colaboração da população para garantir mais segurança e respeito à vida em Arraial do Cabo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Homem é preso em Arraial do Cabo após congelar cachorros em freezer no site CNN Brasil.

A generosa mesada que Leonardo paga para Zé Felipe e João Guilherme

A relação de Leonardo com os filhos costuma chamar atenção nas redes sociais. O cantor sertanejo, pai de seis herdeiros e avô de seis...

Sabrina Sato atualiza estado de saúde do pai, diagnosticado com câncer

A apresentadora Sabrina Sato, 43, atualizou o estado de saúde de seu pai, Omar Rahal, 76, que passou por uma cirurgia em agosto após...

Colonos israelenses incendeiam mesquita em onda de ataques na Cisjordânia

Colonos israelenses incendiaram uma mesquita e a picharam na Cisjordânia ocupada nesta quinta-feira (13), de acordo com as autoridades palestinas. A ação faz parte de...