Índice da Cielo mostra queda de 4% nas vendas do varejo em março

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou queda de 4% nas vendas no varejo em março sobre um ano antes, descontada a inflação, divulgou nesta terça-feira a empresa de pagamentos controlada por Banco do Brasil e Bradesco.

O levantamento marcou o quarto mês seguido de queda no comércio brasileiro apurada pelo ICVA.

De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o mês de março foi atípico para o varejo, principalmente por causa de efeitos de calendário.

“Este ano, a Páscoa será realizada em abril, diferente do ano passado, quando caiu em março. Esse cenário influencia o resultado do setor de Varejo Alimentício Especializado, que inclui chocolaterias e bombonieres”, afirmou em comunicado.

“O segmento foi o principal responsável pelo resultado negativo do macrossetor de Bens não duráveis e do índice geral”, acrescentou o executivo.

Entre os macrossetores do varejo, Bens Não Duráveis apurou retração de 5,2%, Bens Duráveis e Semiduráveis registrou queda de 3,1% e Serviços mostrou declínio de 1,8%.

A Cielo destacou que a performance de março também foi afetada pelo Carnaval, que ocorreu em março este ano. A data tradicionalmente reduz a movimentação do comércio.

Em 2024, o Carnaval caiu em fevereiro.

“A diferença de calendário, tanto no caso do Carnaval como da Páscoa, causou um desbalanço na comparação entre os meses de março de 2024 e 2025”, afirmou Alves.

Todas as regiões tiveram resultado negativo em termos deflacionados, com Norte e Centro-Oeste mostrando queda de 4,7% cada, Nordeste recuando 4,6%, Sul caindo 3,9% e Sudeste encolhendo 3,7%.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA teve crescimento de 2,4%, com alta de 3,5% no comércio eletrônico, enquanto as vendas em lojas físicas subiram 2,1% em relação ao mesmo mês de 2024.

Remédios mais caros: veja dicas para pagar menos nas farmácias

Este conteúdo foi originalmente publicado em Índice da Cielo mostra queda de 4% nas vendas do varejo em março no site CNN Brasil.

Hacker Delgatti retorna a Tremembé para cumprir pena em regime semiaberto

O hacker Walter Delgatti Neto foi transferido de volta nessa quarta-feira (14) ao complexo prisional de Tremembé, conhecido como “presídio dos famosos”, para cumprir...

Jefte Betancor, ex-eletricista elimina o Real Madrid da Copa do Rei

O atacante itinerante do Albacete, Jefte Betancor, que marcou dois gols impressionantes na quarta-feira para ajudar seu time da segunda divisão a eliminar o...

Motorista de app é detido após acusação de extorsão contra delegada da PF

Um motorista de aplicativo foi detido por investigadores da PF (Polícia Federal) no aeroporto de Brasília, após ser acusado por uma delegada de tentar...