Interpol vê aumento de recrutamento em organizações terroristas pela web

O secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, afirmou à CNN que a rede mundial de polícias identifica cada vez mais recrutamento em organizações terroristas pela internet.

Com base nessas identificações, as polícias dos países têm atuado para mapear todos os grupos e o caminho até o recrutamento.

“A causa varia de país para país e a natureza da motivação desse crime. Nenhum país está isento. E a Interpol tem criado técnicas específicas de investigação. As organizações têm sido influenciadas e facilitadas pelo intercâmbio de informações na internet. A rede vê cada vez mais recrutamento via internet. As polícias seguem atentas”, disse Urquiza ao CNN Entrevistas.

A interpol tem uma diretoria específica de contra-terrorismo, que investiga essas atuações dos grupos. Há um banco de dados específico chamado de Difusão Verde, onde são incluídas informações biográficas e biométricas de pessoas que praticaram crimes, que foram condenadas ou que são investigadas.

Segundo Urquiza, esses terroristas identificados se movem de país a país e por isso a importância do monitoramento constante.

“Temos também a Difusão Laranja, onde há troca de informações sobre a dinâmica de atividade, a forma de praticar [o crime]. Os países coletam informações e transitam para os demais países membros. Com base nessas experiências, para prevenir ataques. Ela é usada para ameaças eminente e potenciais atentados”, detalhou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Interpol vê aumento de recrutamento em organizações terroristas pela web no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Brasil perde de virada para a Itália e fica com o vice da Liga das Nações

O Brasil até começou bem, mas viu a Itália virar e se sagrar campeã da Liga das Nações Feminina de Vôlei. Neste domingo (27),...

Com camisa do Brasil, homem é encontrado morto no Lago Paranoá, em Brasília

Um homem vestido com camisa e bermuda da seleção brasileira de futebol foi encontrado morto na manhã deste sábado, 26, no Lago Paranoá, próximo...

Após show, carro de Wesley Safadão atola e cantor precisa empurrar; veja

O carro do cantor Wesley Safadão, 36, atolou após um show no festival Fortal, em Fortaleza, na madrugada deste domingo (27). Para recuperar o...