Ícone do site O SERINGAL

IR 2025: passo a passo para declarar investimentos em BDRs

ir-2025:-passo-a-passo-para-declarar-investimentos-em-bdrs

IR 2025: passo a passo para declarar investimentos em BDRs

A declaração de investimentos e rendimentos no Imposto de Renda 2025 exige atenção aos detalhes, aos documentos e aos prazos de entrega. O envio da declaração segue em aberto até o dia 30 de maio.

Os BDRs são certificados correspondentes a ações de companhias estrangeiras negociadas na B3. Esses certificados possibilitam que investidores acessem ativos internacionais sem a necessidade de aplicar em bolsas estrangeiras.

Quando a declaração de BDRs é obrigatória?

Como preencher a declaração?

“Diferentemente do Brasil, no exterior os dividendos estão sujeitos à retenção do imposto de renda na fonte, regra essa que vale tanto para os dividendos recebidos caso o investidor tenha a ação estrangeira diretamente quanto se tiver um BDR. O imposto retido no exterior pode ser compensado com o imposto devido no Brasil, fazendo com que o investidor não tenha que arcar com IR adicional sobre os dividendos”, afirma o superintendente Jurídico da B3, Filipe de Deus.

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025?

Quem não entregar está sujeito a penalidades

De acordo com a Receita Federal, o contribuinte que enviar a declaração do Imposto de Renda com atraso está sujeito a uma multa. A penalidade é equivalente a 1% sobre o valor do Imposto de Renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74. A cobrança pode chegar a, no máximo, 20% sobre o valor do Imposto de Renda devido.

Este conteúdo foi originalmente publicado em IR 2025: passo a passo para declarar investimentos em BDRs no site CNN Brasil.

Sair da versão mobile