Ícone do site O SERINGAL

Jovem de 25 anos descobre lesão pré-cancerígena ao tratar endometriose

jovem-de-25-anos-descobre-lesao-pre-cancerigena-ao-tratar-endometriose

Jovem de 25 anos descobre lesão pré-cancerígena ao tratar endometriose

Sofrendo com dores causadas pela endometriose há muitos anos, a norte-americana Caty Abitz acabou descobrindo uma lesão pré-cancerígena no intestino durante o tratamento da doença. Após a cirurgia para retirar o tecido uterino que crescia em lugar errado, o médico sugeriu que a professora fizesse uma colonoscopia para garantir que as dores que ela sentia na barriga não eram causados por algum problema no intestino.

Durante o exame, foram encontrados pólipos no órgão da jovem. Enquanto apenas 10% dos pólipos são cancerígenos, quase 90% dos cânceres de intestino se desenvolvem a partir deles. Segundo os médicos, Caty teria desenvolvido câncer de intestino em alguns anos.

Em relato nas redes sociais, Caty explica que não fuma, não bebe, se alimenta de forma saudável, faz exercícios regulares e não tem histórico de câncer de intestino na família. O pólipo foi retirado, e ela agora precisa fazer a colonoscopia a cada três anos para acompanhar a situação.

“Se você é jovem e está sentindo dor abdominal, inchaço, mudança nos hábitos intestinais e especialmente sangramento retal, se você está ignorando e achando que é hemorróidas, vá ao médico imediatamente. Se o médico disser que você é muito jovem para ter câncer, procure outro médico”, alerta a professora.

Tradicionalmente, os casos de câncer de intestino aconteciam em pessoas idosas, mas nos últimos anos, é cada vez mais comum observar os problemas em pacientes jovens. A comunidade científica ainda investiga o fenômeno, mas acredita-se que o consumo exagerado de produtos ultraprocessados e a poluição ambiental podem estar influenciando o desenvolvimento da doença.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile