Julgamento da tentativa de golpe de 2022 volta ao STF no fim do mês; confira datas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) antecipou em uma semana o julgamento do “núcleo 2” da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e volta a julgar, nos próximos dias, as denúncias contra outros 25 investigados. Confira as datas.

Após transformar Jair Bolsonaro no primeiro ex-presidente brasileiro a virar réu sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, agora o STF irá abrir ação penal contra mais três grupos que, segundo as autoridades, atuaram para sabotar a democracia.

 

Veja as fotos

Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Luis Nova / Associated Press
O ex-presidente Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpeLuis Nova / Associated Press
Reprodução Instagram
Reprodução Instagram
Reprodução: CNN Brasil
Bolsonaro durante a entrevista; ele riu da situaçãoReprodução: CNN Brasil

O julgamento estava marcado inicialmente para os dias 29 e 30 de abril, mas sofreu uma antecipação e agora acontece nos dias 22 e 23 de abril. Veja os detalhes:

22 e 23 de abril – Núcleo 2: Gerenciamento de Ações, com seis acusados, entre eles o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques e ex-assessores diretos de Bolsonaro. São acusados de usar a máquina pública, como a PRF, para dificultar o acesso de eleitores às urnas no segundo turno de 2022.

6 e 7 de maio – Núcleo 4: Estratégias de Desinformação, com sete integrantes. São acusados de tentar minar a confiança no sistema eletrônico de votação com campanhas organizadas de fake news.

20 e 21 de maio – Núcleo 3: Ações Coercitivas, composto por 12 acusados. São acusados de pressionar autoridades e facilitar uma eventual decretação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), o que abriria caminho para a ruptura institucional.



Fonte: Portal LEODIAS

Dinâmica da semana e Prova do Líder: veja os destaques do 2º dia de BBB 26

O segundo dia do Big Brother Brasil 26 marcou o início das principais dinâmicas da temporada. A edição desta terça-feira (13) acompanhou a disputa no...

Foragida, “Dama do Crime” e viúva de chefe do CV é presa no RJ

Uma mulher apontada como elo estratégico do  CV (Comando Vermelho) entre diferentes estados foi presa no Rio de Janeiro após meses foragida da Justiça....

Flávio diz que defesa de Bolsonaro entrou com pedido de prisão domiciliar

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, nesta terça-feira (13), que a defesa de seu pai, Jair Bolsonaro (PL), entrou com um novo pedido de...