Julgamento da tentativa de golpe de 2022 volta ao STF no fim do mês; confira datas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) antecipou em uma semana o julgamento do “núcleo 2” da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e volta a julgar, nos próximos dias, as denúncias contra outros 25 investigados. Confira as datas.

Após transformar Jair Bolsonaro no primeiro ex-presidente brasileiro a virar réu sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, agora o STF irá abrir ação penal contra mais três grupos que, segundo as autoridades, atuaram para sabotar a democracia.

 

Veja as fotos

Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Luis Nova / Associated Press
O ex-presidente Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpeLuis Nova / Associated Press
Reprodução Instagram
Reprodução Instagram
Reprodução: CNN Brasil
Bolsonaro durante a entrevista; ele riu da situaçãoReprodução: CNN Brasil

O julgamento estava marcado inicialmente para os dias 29 e 30 de abril, mas sofreu uma antecipação e agora acontece nos dias 22 e 23 de abril. Veja os detalhes:

22 e 23 de abril – Núcleo 2: Gerenciamento de Ações, com seis acusados, entre eles o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques e ex-assessores diretos de Bolsonaro. São acusados de usar a máquina pública, como a PRF, para dificultar o acesso de eleitores às urnas no segundo turno de 2022.

6 e 7 de maio – Núcleo 4: Estratégias de Desinformação, com sete integrantes. São acusados de tentar minar a confiança no sistema eletrônico de votação com campanhas organizadas de fake news.

20 e 21 de maio – Núcleo 3: Ações Coercitivas, composto por 12 acusados. São acusados de pressionar autoridades e facilitar uma eventual decretação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), o que abriria caminho para a ruptura institucional.



Fonte: Portal LEODIAS

Volta Redonda x Atlético-GO: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em duelo válido pela 32ª rodada da Série B 2025, Volta Redonda e Atlético-GO medem forças nesta segunda-feira (13), às 19h. O confronto será realizado...

Empresa de dragagem tenta impugnar leilão inédito em Paranaguá

A DTA Engenharia protocolou na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) um pedido de impugnação do edital de concessão do canal de acesso ao...

Não queremos ser politicamente corretos, diz Trump no Parlamento de Israel

Donald Trump fez um pronunciamento no Parlamento israelense criticando o que ele considera como politicamente correto nas instituições americanas. Durante seu discurso, ele abordou...