Katy Perry no espaço? Jornal acusa missão de “feminismo de mercado”

O “The New York Times” descreveu a viagem espacial de Katy Perry e demais companheiras como um ato disfarçado de feminismo. Segundo a análise do jornal, a missão da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, dono da Amazon, embora promovida como um marco de empoderamento feminino por ser a primeira tripulação totalmente feminina desde 1963, teve mais um caráter de marketing e turismo espacial de elite do que um avanço genuíno para a igualdade de gênero ou a ciência.

Viagem de 11 minutos sem valor científico

A crítica, escrita por Amanda Hess, aponta que a viagem, com duração de apenas 11 minutos, não envolveu pesquisa científica ou treinamento extensivo, como o da cosmonauta Valentina Tereshkova, que orbitou a Terra por três dias em 1963.

Ludmilla diz ‘não’ a Lady Gaga e recusa convite milionário para show no Rio

Em vez disso, a tripulação – composta por celebridades como Katy Perry, Gayle King e a própria noiva de Bezos, Lauren Sánchez, além da  ex-cientista de foguetes Aisha Bowe, a astronauta e ativista Amanda Nguyen e a produtora Kerianne Flynn – foi vista como um grupo de “turistas espaciais” cuja missão principal era “experimentar a ausência de gravidade, ver a Terra de cima e transmitir ao vivo”, funcionando como uma plataforma promocional para a Blue Origin nada mais.

Feminismo usado como “verniz social”

O jornal argumenta que a narrativa de “feminismo” foi usada para dar um verniz socialmente relevante à missão, mas que, na prática, ela reforça a exclusividade do turismo espacial, acessível apenas aos extremamente ricos, sem abordar questões reais de desigualdade, como a sub-representação de mulheres na ciência aeroespacial ou os desafios enfrentados por mulheres em contextos menos privilegiados.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!  

A escolha de figuras públicas de alto perfil, como Perry, foi vista como uma estratégia para gerar publicidade, comparada a uma “coleção de bonecas American Girl”, onde a diversidade de perfis serviu mais para destacar o glamour do evento do que para promover mudanças estruturais.
     
Juliana Oliveira rebate Danilo Gentili: ‘Não é bem assim, não’

Além disso, a crítica destaca que a missão não ofereceu benefícios concretos para a ciência ou para as mulheres em geral, sendo mais um exemplo de “feminismo de mercado”: “Uma estética superficial que não enfrenta os problemas reais das mulheres na Terra, como a perda de direitos básicos”, justifica a publicação.

O post Katy Perry no espaço? Jornal acusa missão de “feminismo de mercado” apareceu primeiro em OFuxico.



Fonte: OFuxico

Ana Maria Braga explica renovação de votos com Fábio Arruda

Ana Maria Braga pegou os fãs de surpresa ao publicar nas redes sociais fotos de uma nova celebração ao lado do marido, Fábio Arruda....

Neuer ri e debocha após vitória contra o Flamengo: “Fácil”. Veja vídeo

O Bayern de Munique venceu o Flamengo por 4 x 2, neste domingo (29/6), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes....

Neuer se rende à torcida do Flamengo após vitória no Mundial de Clubes

Após a eliminação do Flamengo para o Bayern de Munique nesse domingo (29/6), na Copa do Mundo de Clubes, o ex-jogador Rafinha revelou que...