Leite fica no PSDB se for candidato à Presidência, diz Perillo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), deve aguardar o final das negociações de fusão dos tucanos com o Podemos e o Solidariedade para decidir a permanência na sigla. A permanência está condicionada à possibilidade do político ser candidato à Presidência em 2026.

À CNN, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que conversou por telefone com Leite e que o gaúcho está em “processo de avaliação” para saber se irá deixar a sigla tucana.

“O Eduardo me ligou ontem, tivemos uma conversa muito boa e ele me disse que vai aguardar a conclusão do nosso processo de fusão com Podemos e os próximos passos para que ele possa decidir se será candidato à Presidência desse novo partido, se vai ficar, se não vai”, comentou.

Segundo fontes, Eduardo Leite tem negociações avançadas com o PSD de Gilberto Kassab para migrar de partido.

A situação é parecida com a da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que deixou o PSDB em março e que, agora, pertence ao PSD.

Caso a saída de Leite seja confirmada, o PSDB só teria um governador eleito em todo o Brasil até a próxima legislatura, Eduardo Riedel do Mato Grosso do Sul.

No início de 2025, Perillo afirmou que Eduardo Leite é o candidato tucano ao pleito presidenciável no ano que vem, pois tem uma postura de “diálogo e de equilíbrio”.

Porém, com a reestruturação do partido e outros personagens políticos, a preferência por Leite pode ficar em segundo plano.

À CNN, Perillo também disse que as negociações da fusão estão avançadas e que uma decisão final deve ser dada até o o final de abril.

Nós tentamos contato com o governador Eduardo Leite, mas não recebemos um retorno até o momento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Leite fica no PSDB se for candidato à Presidência, diz Perillo no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Queda de balão provoca dois incêndios simultâneos em Santo André, SP

A queda de um balão provocou dois incêndios alarmantes na região de Santo André, na noite do último sábado (23), em Santo André, no...

Autoridades planejam há semanas envio da Guarda Nacional para Chicago

O governo Trump está planejando há semanas enviar a Guarda Nacional para Chicago, disseram dois oficiais à CNN, enquanto o presidente Donald Trump procura...

Julieta Pareja, a jovem promessa americana de 16 anos, estreia no US Open

Aos 16 anos, a tenista americana Julieta Pareja está prestes a disputar seu primeiro Grand Slam no circuito profissional. A jovem, atual número 1...