Liderança de Pedro Lucas ajuda a “segurar” União, dizem fontes

A recusa do deputado federal Pedro Lucas (União-MA) de assumir o cargo de ministro das Comunicações ajuda a “segurar” o grupo oposicionista do partido, segundo avaliação de ala do governo Lula.

De acordo com fontes da Esplanada dos Ministérios, uma das principais razões para o parlamentar declinar o comando da pasta é que ele não garantia que aliados fossem para a liderança da legenda.

Como indicado da Câmara, uma das expectativas é que tivesse influência sobre deputados da legenda.

Nessa avaliação, a saída do deputado da liderança abriria espaço para um líder alinhado à oposição, o que poderia gerar desgastes já que a legenda tem duas indicações na Esplanada dos Ministérios: a própria pasta de Comunicações e o ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Essa última, é o ocupada por Waldez Goes (AP), indicado de Davi Alcolumbre (União-AP).

O União Brasil foi o segundo partido que proporcionalmente mais concedeu assinaturas ao projeto de lei da Anistia. Na primeira lista divulgada, 40 de 59 parlamentares, ou 67% da bancada, assinaram o requerimento de urgência da proposta. O partido ficou apenas atrás do PP, que entregou assinaturas de 72% dos deputados.

Outra preocupação é com a federação entre União-PP, avaliada por ambos os partidos. A junção dos partidos é discutida há semanas, mas segue sem definição.

Se concluída, a federação seria o maior bloco da Câmara, com 107 parlamentares. A liderança da possível federação na Casa Legislativa é fonte de preocupação para o Palácio do Planalto.

Um dos nomes cotados para assumir o comando da fusão das legendas é Arthur Lira (PP-AL). Quando ocupou a presidência a Câmara, o parlamentar teve embates com pautas do governo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Liderança de Pedro Lucas ajuda a “segurar” União, dizem fontes no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

13º do INSS: veja quem recebe e como consultar os valores

Nesta quinta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social paga a primeira parcela do 13º salário. São 34,2 milhões aposentados, pensionistas e beneficiários de...

John avalia falha na derrota do Botafogo para o Estudiantes: “Fui infeliz”

A falha de John, aos 38 minutos do primeiro tempo, foi determinante para a derrota do Botafogo para o Estudiantes, nesta quarta (23), por...

Saiba o segredo por trás da fumaça do Vaticano na eleição do papa

Durante séculos, os líderes da Igreja Católica Romana foram escolhidos no Vaticano em reuniões privadas conhecidas como conclaves. A votação é realizada a portas fechadas, e o sigilo é rigorosamente guardado....