Lula diz que papa Francisco foi “o mais brasileiro dos argentinos”

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o bom humor do papa Francisco, que morreu aos 88 anos, e disse que o pontífice foi “o mais brasileiro dos argentinos”.

“Embora o dia de hoje seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do papa Francisco, do sorriso que iluminava tudo e a todos. O entusiasmo pela vida, o bom humor, o otimismo, a paixão pelo futebol — qualidade que fazia dele o mais brasileiro dos argentinos”, afirmou Lula.

O presidente brasileiro também exaltou a preocupação de Francisco com a crise climática e com o crescimento das guerras ao redor do mundo.

Além disso, Lula relembrou o compromisso do papa com “os excluídos, os mais pobres, os injustiçados, os imigrantes, os que não têm voz e as vítimas da fome e do abandono”.

Funeral

Na noite desta segunda-feira, o Palácio do Planalto confirmou a ida do presidente brasileiro à Roma para o funeral do papa. A primeira-dama Janja da Silva deve acompanhá-lo.

Segundo o Planalto, a comitiva completa deve ser anunciada na terça-feira (22). A viagem ainda não tem data confirmada e vai depender do protocolo do Vaticano sobre o funeral do pontífice.

Papa Francisco morreu aos 88 anos de idade após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e falência cardíaca. O governo brasileiro declarou luto oficial de sete dias.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz que papa Francisco foi “o mais brasileiro dos argentinos” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

FPA apoia acordo Mercosul- UE, mas cobra salvaguardas

O acordo Mercosul–UE (União Europeia) é apoiado pela FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), mas a bancada defende cautela na tramitação e a criação de...

Yudi Tamashiro mostra como está sendo a rotina no Japão: “Apenas começando”

O ex-apresentador do SBT, Yudi Tamashiro, publicou novos registros nesta terça-feira (3) mostrando como tem sido a vida no Japão. Ele se mudou recentemente...

Análise: Relação de Vorcaro com políticos ajuda a desviar as investigações

O retorno das atividades políticas em Brasília ocorre sob intensa pressão para que o Congresso Nacional adote uma postura mais atuante sobre a crise...