O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quarta-feira (16), da solenidade em comemoração ao Dia do Exército e do jubileu de 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira. O evento, em frente ao Quartel-General em Brasília, contará com entrega de medalhas e desfile militar.
Desde que assumiu o terceiro mandato, Lula tem comparecido ao ato num gesto de aproximação dos militares. E desta vez, com uma boa notícia: recentemente o governo anunciou reajuste de 9% no soldo — a base salarial — dos integrantes das Forças Armadas.
Outro fato que tem sido bem-visto pelos militares é o andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previsibilidade no Congresso. A proposta prevê o aumento gradativo dos investimentos em Defesa Nacional até o mínimo do equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Hoje esse percentual é de 1,2%. Considerado baixo, segundo parâmetros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O relator escolhido para tocar a PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado é o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Por outro lado, ainda há temas que geram controvérsias na caserna. É o caso do projeto de lei que aumenta a idade mínima para aposentadoria de militares das Forças Armadas.
A proposta estabelece que o militar precisará ter pelo menos 55 anos para se aposentar. Enquanto o projeto não é aprovado, o militar não tem idade mínima para ir à reserva. Ele se aposenta com o soldo integral se tiver servido por 35 anos.
Apesar da mudança, haverá uma regra de transição. “A idade para transferência dos militares das Forças Armadas à reserva remunerada, a pedido, será de, no mínimo, 55 anos a partir de 1º de janeiro de 2032”, diz o projeto.
Dia do Exército
O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril e faz alusão à 1ª Batalha dos Guararapes, em Pernambuco, em 1648, quando habitantes locais de várias etnias se juntaram no esforço para combater invasores estrangeiros.
A vitória naquele conflito foi um marco de união em nome de uma causa maior, com brasileiros fardados e em armas lutando contra um inimigo em comum.
“Comemorar os feitos de Patriarcas como André Vidal de Negreiros, Filipe Camarão e Henrique Dias, heróis de Guararapes, é preservar a memória, culto às tradições que o espectador poderá acompanhar em nossas mídias”, diz o Exército no material publicitário do evento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula participa de comemoração do Dia do Exército nesta quarta-feira (16) no site CNN Brasil.
Fonte: CNN