Lula sanciona lei que reconhece Sena Madureira Capital Nacional da Castanha do Brasil

O município de Sena Madureira, no Acre, é agora a Capital Nacional da Castanha do Brasil. É o que estabelece a Lei 15.129, de 2025, publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial da União, após sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A norma é oriunda de um projeto de lei da Câmara: o PL 2.488/2023, de autoria do ex-deputado federal Gerlen Diniz, que é o atual prefeito dessa cidade.

No Senado, o projeto foi analisada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), onde recebeu parecer favorável do senador Alan Rick (União-AC).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sena Madureira está entre os principais produtores de castanha do Brasil no estado do Acre. O fruto oleaginoso é rico em selênio, um importante mineral para a saúde, e pode ser consumido inteiro ou como farinha, sendo usado em diversas receitas.

Para o senador Alan Rick, a homenagem a Sena Madureira é uma “poderosa ferramenta” para alavancar o desenvolvimento econômico e social da região.

“A castanha do Brasil é o ouro brasileiro, e reconhecer a participação do município de Sena Madureira é uma medida justa para aquela população”, disse ele durante a análise do projeto na CRA.

(*)Com informações da Agência Senado 

Faturamento do setor de máquinas avança 15% no 1º tri, diz Abimaq

O faturamento líquido da indústria de máquinas e equipamentos aumentou 15,2% no primeiro trimestre em comparação com a mesma etapa no ano passado, para...

BC atualiza cálculo de capital para risco de mercado dos bancos

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicaram nesta terça-feira (30) novas normas que reformulam a forma como os bancos devem...

Conheça Lara, filha de Faustão que foge do rótulo de “nepo baby”

Além de João Silva, que faz sucesso na televisão, Faustão também é pai de Lara. A primogênita do apresentador decidiu seguir a carreira de...