O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Paulo Azi (União-BA), escolheu nesta segunda-feira (28) o deputado Mendonça Filho (União-PE) como relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da segurança pública no país.
Ex-ministro da Educação durante o governo de Michel Temer (MDB), Mendonça Filho está em seu quarto mandato como deputado e já relatou outras propostas prioritárias para o governo, como a reforma do novo Ensino Médio – que teve tramitação marcada por divergências com integrantes da base governista.
Na CCJ, comissão mais importante da Casa, os deputados vão analisar a admissibilidade e constitucionalidade da proposta. Se for aprovada, a PEC seguirá para uma comissão especial criada especificamente para o debate da matéria. Depois, ainda precisará ser aprovada no plenário em dois turnos.
A PEC da Segurança foi articulada pelo ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública. O texto enfrenta resistência entre deputados da oposição e de parte dos governadores, que temem a perda de autonomia dos estados.
A proposta mira uma atuação coordenada entre União, estados e municípios no combate à criminalidade. A intenção é aumentar a integração federal e os entes.
Entre as mudanças, a PEC inclui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição Federal e atualiza as competências das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), além de ampliar as atribuições das guardas municipais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mendonça Filho será relator da PEC da Segurança Pública na CCJ da Câmara no site CNN Brasil.