Ministro da Segurança do Chile: clássico La U x Colo-Colo está mantido

Após o caos que terminou em mortes durante o confronto entre Colo-Colo x Fortaleza, nesta quinta-feira (10), pela Copa Libertadores, o Ministro da Segurança Pública do Chile afirmou que o clássico entre o Cacique e a Universidad de Chile.

O duelo, que reúne os dois maiores clubes de futebol do país, está marcado para o domingo (13), às 17h (de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago.

“O Executivo considerou que [o clássico] deve ser mantido por respeito e pela memória das pessoas que faleceram hoje”, afirmou o ministro Luis Cordero, que condenou os episódios de violência no duelo do Estádio Monumental David Arellano.

“Os atos de vandalismo são um assunto que não podemos tolerar”, completou Cordero.

Colo-Colo x Fortaleza termina em mortes

Uma jovem de 18 anos e outra, cuja idade ainda não foi confirmada, morreram antes da partida entre Colo-Colo e Fortaleza, na noite desta quinta-feira, pela Copa Libertadores.

O incidente ocorreu durante um confronto entre torcedores e policiais do lado de fora do Estádio Monumental, na comuna de Macul, no Chile.

A confusão começou quando torcedores tentaram invadir o estádio, gritando e arremessando objetos contra a segurança. A polícia respondeu com jatos d’água e gás lacrimogêneo.

As circunstâncias exatas das mortes ainda estão sob investigação, mas a principal hipótese é que as vítimas ficaram presas sob uma das cercas que delimitaram o perímetro do local, devido à multidão que tentava forçar a entrada.

Um veículo policial teria passado sobre a cerca desmoronada, esmagando as vítimas. De acordo com o ministro da Segurança Pública do Chile, Luis Cordero, um policial foi indiciado pelo incidente, acusado de dirigir o veículo que teria atropelado as torcedoras.

A partida foi interrompida ainda no primeiro tempo, quando torcedores conseguiram quebrar os vidros de proteção da arquibancada e invadiram o campo. Os jogadores do Fortaleza correram para o vestiário e não foram agredidos.

O estádio foi evacuado, e a Conmebol tentou retomar a partida, mas acabou cancelando o jogo. O Comitê Disciplinar da entidade deve decidir se a partida será disputada em nova data.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministro da Segurança do Chile: clássico La U x Colo-Colo está mantido no site CNN Brasil.

Ex-presidente colombiano diz ser erro permitir avanço do crime e elogia RJ

O ex-presidente da Colômbia, Ivan Duque, afirmou na noite desta quinta-feira (6) que deixar o crime organizado continuar crescendo é um “erro”. Para o...

Gilmar é alvo de protesto de foragido do 8/1 durante evento na Argentina

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, foi alvo de um protesto feito por um acusado de participar dos ataques às sedes...

Carlinhos de Jesus aparece sambando após meses de cadeira de rodas

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, 72, sambou pela primeira vez, nesta semana, após passar meses em uma cadeira de rodas. O vídeo do...