Ministro russo elogia compreensão de Trump sobre o conflito na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, elogiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste sábado (12), pelo que ele disse ser uma melhor compreensão do que qualquer outro líder ocidental sobre o conflito na Ucrânia.

“Quando falamos em eliminar as causas profundas de qualquer conflito, incluindo o conflito ucraniano, esta é a única maneira de resolver o problema e estabelecer uma paz duradoura. Remover as causas profundas”, disse Lavrov no Fórum de Diplomacia de Antália, no sul da Turquia.

“O presidente Trump foi o primeiro e, até agora, creio eu, quase o único entre os líderes ocidentais que, repetida e convictamente, afirmou diversas vezes que foi um enorme erro arrastar a Ucrânia para a Otan. E esta é uma das causas profundas que citamos tantas vezes.”

O presidente Vladimir Putin, que lançou a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, há muito tempo considera a inclinação da Ucrânia para o Ocidente, incluindo seu desejo de se juntar à Otan, uma ameaça à Rússia.

Os comentários de Lavrov ocorreram após conversas em São Petersburgo na sexta-feira (11) entre Putin e o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, sobre a busca por um acordo de paz.

Witkoff emergiu como uma figura-chave na reaproximação intermitente entre Moscou e Washington. No entanto, as negociações de sexta-feira ocorreram em um momento em que o diálogo entre EUA e Rússia, visando um cessar-fogo antes de um possível acordo de paz, parece ter estagnado devido a divergências sobre as condições para uma pausa total nas hostilidades.

Comentando sobre um acordo entre a Ucrânia e a Rússia para suspender os ataques às instalações energéticas uma da outra, Lavrov disse que Moscou tem mantido sua palavra e acusou Kiev de atacar a infraestrutura energética russa quase todos os dias.

“Dei aos nossos pares da Turquia, ao ministro (das Relações Exteriores) (Hakan) Fidan, o que demos aos norte-americanos, à ONU, à OSCE — a lista de ataques da Ucrânia durante as últimas três semanas contra a infraestrutura energética russa.”

A Ucrânia fez acusações semelhantes contra a Rússia desde que o acordo apoiado pelos EUA foi aprovado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministro russo elogia compreensão de Trump sobre o conflito na Ucrânia no site CNN Brasil.

Brigados? Ana Maria Braga revela que Leonardo não fala com ela

A apresentadora Ana Maria Braga terminou o a edição do programa Mais Você desta sexta-feira (25/7), deixando um climão no ar. Isso porque ao...

Com provas, Leila Pereira entra com pedido de prisão para stalker

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, entrou com um pedido para que seja decretada prisão preventiva do stalker, que a persegue há meses. Na petição,...

Carol Gattaz, do vôlei, está namorando sucesso do TikTok. Veja

Carol Gattaz é medalhista olímpica no vôlei e está amando. A atleta de vôlei, de 44 anos de idade, engatou um relacionamento com Victoria...