Ministros de Lula e outras autoridades lamentam morte de papa Francisco

Ministros do governo federal, do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e outras autoridades lamentaram a morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21).

A morte do papa foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano. O líder católico havia recebido alta de sua internação mais recente há pouco menos de um mês, em 23 de março, depois de passar cinco semanas em tratamento para pneumonia.

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo.

 

 

Veja o que disseram autoridades brasileiras:

Davi Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), publicou uma nota dizendo que Papa Francisco “foi um líder espiritual de grande coragem, que pregou o respeito, o perdão e a caridade. Sua luta e seu serviço aos mais necessitados em todos os cantos do planeta inspirou milhões de pessoas”.

Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou que o papa foi um símbolo do diálogo e inclusão.

“Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja”.

“Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão”, disse.

Flávio Dino

Um dos primeiros a se manifestar foi o ministro Flávio Dino, STF. Conhecido por ser católico, Dino afirmou que o papa foi um “exemplar cristão latino-americano”.

“O Papa Francisco integra, com destaque eterno, a história da nossa Igreja Católica. Foi um exemplar Cristão latino-americano. Em um mundo em que o ódio virou indústria de bilionários, sua pregação de Estadista da Fraternidade é essencial.”, afirmou o ministro.

Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o papa deixa um legado de bondade.

“Nos despedimos hoje com muita gratidão do Papa que deixa esse mundo com a missão cumprida e um legado de bondade. Papa Francisco nos ensinou que a fé caminha junto com simplicidade e a esperança. Descanse em paz!”, disse o governador em publicação no X.

Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que “teve a alegria” de conhecer o papa Francisco.

“Hoje, todo o mundo chora a morte do Papa Francisco. Tive a alegria de conhecer este homem simples e de gestos grandiosos que liderou a Igreja Católica com humildade, resiliência e amor. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno”, afirmou o ministro, também em publicação no X.

Alexandre Padilha

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi outro que teve oportunidade de conhecer Francisco.

“O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde. Tive a graça de conhecer pessoalmente o Papa Francisco durante sua visita ao Rio de Janeiro”, disse Padilha.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministros de Lula e outras autoridades lamentam morte de papa Francisco no site CNN Brasil.

“Roma vai parar”: Deborah Secco relata impacto da morte do papa durante viagem na Itália

Em meio a suas férias em Roma, Deborah Secco relatou, nesta segunda-feira (21/4), que precisou adiar sua visita ao Vaticano após a confirmação da...

Menos é Mais grava música com Simone Mendes: “Expectativa gigantesca”

O grupo Menos é Mais abrilhantou o “On Board Festival” e conversou com a equipe do portal LeoDias, que estava em alto-mar. À repórter...

Xuxa revela por que relação com Ayrton Senna não avançou

Xuxa Meneghel revelou que seu namoro com Ayrton Senna não prosperou porque na época decidiu priorizar a carreira. Em entrevista ao WOW Podcast, a...