Basta dar uma olhada rápida para os equipamentos aeróbicos da academia para se deparar com pessoas fazendo esteira, bicicleta e até o simulador de escada lendo livros ou assistindo a episódios da suas séries preferidas.
A tática é usada para fazer o tempo passar mais rápido durante os exercícios, mas será que ele faz mal para a vista? O Metrópoles conversou com especialistas para saber o que é mito ou verdade.
O oftalmologista Antônio Sardinha, do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), explica que o hábito pode causar desconforto visual porque, ao tentar focar em um ponto fixo (como um livro ou tela) enquanto o corpo está em movimento, os olhos fazem mais esforço para manter o foco e a estabilidade da imagem.
“Isso pode causar cansaço ocular, visão embaçada temporária, dor de cabeça ou até náuseas”, aponta Sardinha.
No entanto, a oftalmologista Juliana Lasneux, do CBV-Hospital de Olhos, em Brasília, esclarece que esse hábito não oferece riscos para a saúde ocular. “Muita gente acha que ler no carro em movimento ou dentro do ônibus prejudica ou descola a retina. Não tem nada a ver, assim como não acontece na academia”, afirma.
A médica explica que o sistema visual está muito próximo ao de equilíbrio do corpo. Por isso, algumas pessoas com maior sensibilidade acabam se sentindo tontas e enjoadas enquanto leem em movimento. Outros sintomas que podem aparecer são: dor de cabeça, tontura e cansaço um pouco mais excessivo.
Além disso, o oftalmologista Gustavo Serra, da clínica Olhar Prime, de Brasília, explica que o sistema nervoso recebe duas imagens diferentes nessas situações:
- Uma estática, da visão central do texto que lemos;
- Outra em movimento, da paisagem que se movimenta à nossa volta.
“Isso pode ser prejudicial somente durante a leitura. Causar tonturas ou tornar os exercícios um pouco mais cansativos. Mas não causa nenhuma lesão específica para os olhos”, esclarece o médico.
O que fazer para evitar desconfortos na esteira?
O oftalmologista Antônio Sardinha recomenda que as pessoas que sentem dificuldade em ler ou assistir a vídeos durante a atividade física sigam algumas dicas, como:
- Prefira assistir a vídeos em vez de ler textos longos;
- Use telas maiores e bem posicionadas;
- Ajuste o brilho da tela;
- Evite conteúdos com letras pequenas;
- Faça pausas visuais frequentes para descansar os olhos;
- Mantenha os olhos lubrificados, piscando com frequência ou usando colírio lubrificante se necessário.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles