Mulher com doença ultrarrara faz tratamento para ter filhas saudáveis

A inglesa Georgina Burrough, que convive com uma das doenças genéticas mais raras do mundo, a ictiose em confete, conseguiu ter duas filhas sem a condição graças a uma fertilização in vitro acompanhada de um teste genético. Estima-se que apenas 50 pessoas no mundo têm a doença.

“’Não teria suportado se minhas filhas a tivessem herdado”, afirmou ela em entrevista à BBC. A ictiose é uma doença inflamatória e hereditária que aumenta o risco de infecções e irritações na pele, além de aumentar o risco de câncer cutâneo.

Em alguns casos, o ressacamento é tão grande que chega a causar deformidades na pele. O tratamento envolve banhos com emolientes, cremes e esfoliantes, além de constante atenção à temperatura corporal, algo que afeta diretamente a qualidade de vida.

A ictiose em confete é caracterizada por vermelhidão, ressecamento extremo e descamação constante da pele. Burrough passa até cinco horas diárias realizando cuidados de hidratação e limpeza específicos para amenizar os efeitos da doença.

Filhas nasceram sem a doença rara

Elsie, com cinco anos, e Annie, de sete meses, nasceram após o uso de um teste genético pré-implantacional (PGT). O método testa óvulos fertilizados in vitro para saber se no DNA dos embriões há doenças hereditárias específicas.

A ictose em confete tem um risco suposto de 50% de transmissão para os filhos. O serviço de PGT utilizado pela família foi oferecido pelo sistema público de saúde britânico. Annie foi o 50º bebê nascido depois do teste na unidade de Exeter.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Veja 4 recomendações para treinar no calor com segurança e eficiência

A prática regular de exercícios físicos oferece diversos benefícios para a saúde. Porém, com a passagem de uma onda de calor, o Brasil está...

Imunologista ensina como fortalecer saúde e imunidade no fim do ano

O fim do ano costuma ser marcado por encontros frequentes com amigos, colegas de trabalho e familiares, além de viagens, noites mais curtas e...

São Paulo: impeachment de Casares avança e ganha possível data em Conselho

O presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Olten Ayres de Abreu Júnior, encaminhou a discussão sobre o afastamento do presidente Júlio Casares ao...