Mulher com doença ultrarrara faz tratamento para ter filhas saudáveis

A inglesa Georgina Burrough, que convive com uma das doenças genéticas mais raras do mundo, a ictiose em confete, conseguiu ter duas filhas sem a condição graças a uma fertilização in vitro acompanhada de um teste genético. Estima-se que apenas 50 pessoas no mundo têm a doença.

“’Não teria suportado se minhas filhas a tivessem herdado”, afirmou ela em entrevista à BBC. A ictiose é uma doença inflamatória e hereditária que aumenta o risco de infecções e irritações na pele, além de aumentar o risco de câncer cutâneo.

Em alguns casos, o ressacamento é tão grande que chega a causar deformidades na pele. O tratamento envolve banhos com emolientes, cremes e esfoliantes, além de constante atenção à temperatura corporal, algo que afeta diretamente a qualidade de vida.

A ictiose em confete é caracterizada por vermelhidão, ressecamento extremo e descamação constante da pele. Burrough passa até cinco horas diárias realizando cuidados de hidratação e limpeza específicos para amenizar os efeitos da doença.

Filhas nasceram sem a doença rara

Elsie, com cinco anos, e Annie, de sete meses, nasceram após o uso de um teste genético pré-implantacional (PGT). O método testa óvulos fertilizados in vitro para saber se no DNA dos embriões há doenças hereditárias específicas.

A ictose em confete tem um risco suposto de 50% de transmissão para os filhos. O serviço de PGT utilizado pela família foi oferecido pelo sistema público de saúde britânico. Annie foi o 50º bebê nascido depois do teste na unidade de Exeter.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Lula diz que “força militar” voltou a fazer parte da América Latina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (9), sem citar a Venezuela e os Estados Unidos, que a “força militar”...

Fórmula 1: Bortoleto bate e abandona GP de São Paulo na 1ª volta

Durou poucos segundos a participação do brasileiro Gabriel Bortoleto no GP de São Paulo de Fórmula 1. Logo na primeira volta, na tarde da tarde...

Primeira Turma do STF forma maioria para tornar Eduardo Tagliaferro réu

Com o voto do ministro Flávio Dino, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para tornar réu Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do...