Na luta contra cassação, Glauber Braga segue greve de fome e apresenta sinais de fraqueza

Após mais de 100 horas cumprindo greve de fome, o deputado do PSOL, Glauber Braga (RJ), que está dormindo no Plenário 5  da Câmara dos Deputados, recebeu visita da ministra dos Direitos Humanos Macaé Evaristo e começou a apresentar os primeiros sinais de fraqueza, de acordo com assessoria. No local desde a última quarta-feira (9/4), Glauber Braga luta contra sua cassação, que foi aprovada pelo Conselho de Ética da casa legislativa.

Veja as fotos

Reprodução/Agência Brasil
Glauber Braga segue greve de fome e luta contra cassaçãoReprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil
Glauber Braga segue greve de fome e luta contra cassaçãoReprodução/Agência Brasil
Reprodução
Glauber BragaReprodução
Reprodução
Glauber BragaReprodução
Reprodução
Glauber BragaReprodução
Reprodução
Glauber BragaReprodução

O pedido de cassação foi feito depois que o parlamentar agrediu Gabriel Costenaro, um militante aliado ao Movimento Brasil Livre (MBL) que ofendeu a mãe do deputado, e que na época estava doente. Na ocasião o parlamentar expulsou o homem da Câmara dos Deputados com chutes, o que foi qualificado como quebra de decoro parlamentar.

Uma equipe médica acompanha o deputado de perto e realizou uma nova bateria de exames nesta segunda-feira (14/4). Em nota a assessoria informa: “De acordo com as recomendações médicas, Glauber está ingerindo isotônico e soro, além de água. A preocupação com as condições de saúde do parlamentar aumenta a cada hora, visto que Glauber já começou a apresentar sinais de fraqueza. A fim de evitar cansaço, as visitas estão mais restritas”.

Sobre a visita da ministra, Glauber afirma que o apoio e a solidariedade são importantes neste momento. “Foi uma conversa amena e de pura solidariedade. O apoio de figuras públicas, de políticos e da militância é o que nos dá esperança em tentar reverter esse processo de cassação”. O político não se comunica diretamente com a imprensa, todos os contatos são intermediados pela assessoria.

A decisão final pela cassação do deputado deve ser votada no plenário da Câmara, mas não tem data prevista para acontecer mesmo sob a pressão da greve de fome. Caso aprovada, o caso de Glauber Braga será inédito no Brasil, já que, até o momento, nenhum parlamentar teve seu mandato cassado pro agressão.

Sâmia Bomfim, esposa de Glauber Braga e também deputada pelo PSOL (RJ), vem compartilhando a luta do marido nas redes sociais e vêm levantando apoio para a campanha “Glauber fica” nas redes sociais e em protestos no Congresso Nacional. Além de aliados do PSOL alguns artistas também me posicionaram em defesa de Braga, como o cantor Chico Buarque e as atrizes Cláudia Abreu, Julia Lemmertz e Elizabeth Savala.



Fonte: Portal LEODIAS

O papa Francisco e a crítica à “economia da exclusão”

Em meditações que escreveu para serem lidas na Via Sacra da Sexta-Feira Santa (18), o papa Francisco voltou a criticar a “economia que mata”....

Fies: inscrições para vagas remanescentes começam nesta 3ª feira (22)

A partir desta terça-feira (22) será possível se inscrever às vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao primeiro semestre de 2025....

NBA: Pistons batem Knicks em Nova York e empatam a série

Abrindo a segunda rodada do primeiro round dos playoffs da NBA, o Detroit Pistons foi ao Madison Square Garden, em Nova York, e venceu...