Nasce primeiro bebê no Reino Unido gerado após transplante de útero

A britânica Grace Davidson, de 36 anos, deu à luz uma menina após receber um transplante de útero da própria irmã. O nascimento, que aconteceu no dia 27 de fevereiro em Londres, marca o primeiro caso do tipo no Reino Unido.

“Foi, sem dúvida, o melhor dia das nossas vidas. Cheio de alegria, tanta felicidade e lágrimas. Esperei muito tempo por isso. Eu queria ser mãe há tanto tempo”, contou Grace, em entrevista ao Daily Mail.

Grace nasceu com uma condição rara chamada Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH), que afeta o sistema reprodutivo e faz com que mulheres nasçam sem útero ou com o órgão subdesenvolvido. O diagnóstico veio aos 19 anos, mas o desejo de ser mãe já existia antes disso.

Uma espera de dez anos

Grace entrou para um programa de transplante em 2015, mas precisou esperar dez anos até que a cirurgia fosse possível. Os atrasos foram causados por etapas regulatórias e pela pandemia.

Inicialmente, a doadora seria sua mãe, mas exames mostraram que o órgão não era compatível. Foi então que sua irmã mais velha, Amy Purdie, de 42 anos, mãe de dois filhos, se ofereceu para doar o útero.

Amy passou por oito horas de cirurgia e semanas de recuperação. “Dar à minha irmã a chance de ter um bebê foi um grande privilégio”, disse.

Nasce primeiro bebê de mulher com útero transplantado no Reino Unido
Grace Davidson (a esquerda), Angus Davidson e Amy Purdie (a direita)

A bebê recebeu o nome de Amy Isabel — o primeiro, em homenagem à irmã; o segundo, à cirurgiã Isabel Quiroga, que coliderou o procedimento junto com o professor Richard Smith, do Imperial College Healthcare NHS Trust.

O parto, por cesárea, foi acompanhado por uma equipe de 20 profissionais no hospital Queen Charlotte’s and Chelsea, em Londres. Apesar da complexidade do caso, não houve intercorrências. “Foi um momento maravilhoso, o dia mais incrível e especial”, disse Angus Davidson, 37, marido de Grace.

Avanço científico e esperança para outras mulheres

O útero de Grace deverá ser removido em até cinco anos para que ela possa deixar de tomar medicamentos imunossupressores, que aumentam o risco de câncer. O casal espera ter mais um filho antes disso.

A cirurgia histórica foi resultado de décadas de trabalho. Richard Smith, que fundou a instituição de caridade Womb Transplant UK, passou 26 anos desenvolvendo uma técnica segura para remoção e transplante de útero.

“Encontro, toda semana, mulheres que nasceram sem útero ou que precisaram retirá-lo por motivos médicos, e que são consumidas pelo desejo de gerar seus próprios filhos. Testemunhar a dor delas que me fez continuar lutando por tanto tempo”, disse Smith.

A equipe do professor já realizou outros três transplantes de útero no Reino Unido, todos com doadores falecidos. As pacientes estão bem e menstruando normalmente. A expectativa agora é que engravidem em breve.

O primeiro transplante de útero bem-sucedido do mundo foi realizado na Suécia, em 2014. Desde então, cerca de 100 cirurgias foram feitas em diferentes países, resultando no nascimento de aproximadamente 65 bebês.

Agora, com o primeiro caso no Reino Unido, a esperança é que o procedimento se torne acessível para mais mulheres no país. “Minha esperança é que, em breve, possamos oferecer o transplante de útero no NHS. Não é uma opção para todas, mas o importante é que a chance exista”, afirmou Smith.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Grizzlies ofuscam brilho de Davis, vencem Mavs e vão aos playoffs da NBA

Está definido o último classificado aos playoffs da NBA. O Memphis Grizzlies confirmou o favoritismo, ofuscou grande apresentação de Anthony Davis e despachou o...

Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante Páscoa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19) um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia. Segundo o governo russo,...

PM de folga reage a assalto e mata dois suspeitos no Rio de Janeiro

Dois suspeitos foram mortos por um policial militar de folga durante uma tentativa de assalto na Rua Ventura, no bairro de Xerém, em Duque...