Se você já viu algum dos vídeos dos filhos de Virginia Fonseca se divertindo na piscina na aula de natação, com certeza já viu o trabalho da professora Kelly Maronezi.
Em entrevista ao portal LeoDias, Kelly conta que o propósito da natação para as crianças, e de compartilhar os registros das aulas, vai muito além de incentivar os fofinhos a nadar: é sobre garantir a segurança e a sobrevivência dos pequenos.
“Hoje no Brasil, a principal causa de morte de crianças entre um e 14 anos é o afogamento. E a prática regular da natação reduz essa chance até 88%. Não são todas as mães que tem condições de colocar as filhas na natação, mas a gente tenta ao máximo transmitir esse conteúdo deforma gratuita na rede social e reduzir esse número de afogamentos”, explica a profissional.
Veja as fotos
Sócia da escola de natação Baby Raia, Kelly explica que os vídeos da Floflo e Zé Leonardo na piscina vão muito além de serem fofo: servem para ensinar dicas importantes para os pequenos – e principalmente, para os adultos.
“Prender o cabelo na hora de entrar na água, não nadar perto de tubos de sucção, ficar de olho nos pequenos ao invés de deixar o mais velho cuidando do mais novo; são coisas simples, mas essa pequena redução aquática que reduz o número de afogamentos, que podem acontecer mesmo em casa”, afirma.
“Eu sou muito grata à família da Virginia pela confiança e pelo reconhecimento, porque acredito que através dessa visibilidade a gente consegue trazer o máximo de informação possível”, destaca Kelly.
Além de ensinar segurança aos pequenos, a natação, que pode começar até com crianças de até mesmo seis meses, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança.
“Nós estimulamos a coordenação motora, o equilibro, a capacidade cardiorrespiratória, o desenvolvimento cognitivo, habilidade de percepção espacial. Fora a prática da autoestima e a socialização, porque a maioria de nós somos o primeiro professor que a criança vai ter contato, e essa é uma responsabilidade e uma oportunidade enorme”, completa Kelly.
Contato com os filhos da Virginia
Claro que não poderíamos de deixar de perguntar à professora como é estar de fato junto com os pequenos, e se eles são exatamente como vemos nos stories da mãe.
“A Maria Flor é daquele jeito mesmo. Ela é engraçada, fofa, carinhosa, brincalhona. É que nem a Virginia disse: se pudesse gravar ela o tempo todo, ia ser conteúdo para o resto da vida”, conta Kelly.
“Claro que na aula de natação a gente tem que dar resultado, mas ela solta cada pérola que a gente tem vontade de filmar tudo aquilo”, confessa.
A partir das aulas, Kelly também conseguiu acompanhar de perto o carinho e o cuidado que os irmãos começaram a construir um pelos outros – um verdadeiro orgulho para a professora.
“Maria Alice é muito carinhosa com a Maria Flor. Maria Flor é muito carinhosa com o Zé Leonardo. Tanto que na primeira aula dele, ele ficou lá pertinho, acompanhando tudo. Isso é muito gostoso e muito lindo de ver essa autonomia e desenvolvimento deles e da família”, completa Kelly.
Fonte: Portal LEODIAS