Nutricionista aponta 5 dicas para uma alimentação saudável no outono

Durante o outono, as temperaturas começam a cair e, com o frio, é comum surgir uma vontade maior de comer, especialmente alimentos mais calóricos. Isso pode dificultar a manutenção de uma dieta equilibrada, exigindo algumas adaptações no cardápio.

Essa mudança no apetite tem explicação científica. Segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, em 2014, o corpo aumenta a taxa metabólica em ambientes frios para produzir calor e manter a temperatura interna estável.

“Durante as temperaturas mais baixas, o corpo precisa de mais energia para se aquecer, o que pode aumentar a vontade de consumir alimentos ricos em carboidratos e gorduras”, explica Carolina Faiad, coordenadora de nutrição da Clínica Seven.

A boa notícia é que dá para atender a essa demanda energética do corpo sem abrir mão de uma alimentação saudável. A seguir, confira cinco dicas da nutricionista para manter o equilíbrio no outono:

1. Aposte em sopas e caldos nutritivos

Esses preparos aquecem, confortam e ainda podem ser bastante nutritivos. Segundo Carolina, é possível incluir ingredientes como legumes, grãos integrais e proteínas magras. Sopa de abóbora, por exemplo, é rica em vitamina A e fibras. Já caldos com frango e vegetais fornecem proteínas e minerais importantes.

2. Priorize os carboidratos complexos

Eles são fontes de energia mais estáveis e ajudam a manter a saciedade. Entre as boas opções estão batata-doce, abóbora, quinoa e grãos integrais. “São alimentos ricos em fibras e evitam picos de fome”, diz Carolina.

Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da...

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, neste domingo (17), um alerta de vendaval que pode atingir cerca de sete estados do Brasil. Um...

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho

O tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, pode gerar um volume de 30 mil...