O Grande Debate: Pressão por anistia aumenta crise institucional?

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta segunda-feira (7), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a pressão pelo avanço do projeto de lei que anistia os envolvidos nos atos de 8 de janeiro aumenta a crise institucional.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que a pauta da anistia é “sensível” e não pode acirrar ainda mais a “crise institucional que nós já estamos vivendo”.

Coppolla acredita que o diagnóstico das elites de Brasília sobre essa crise está completamente equivocado.

“A pressão pela anistia aos perseguidos do 8 de janeiro é apenas o sintoma da crise e não a sua causa, como fez parecer o presidente da Câmara. Em outras palavras, se eu puder colocar isso como uma metáfora, ir contra a anistia é como tentar baixar a febre sem curar a infecção”, opinou Coppolla.

“Então qual seria a infecção propriamente dita? Qual seria a causa dessa crise que está adoecendo a nossa democracia? A origem de todo o mal-estar institucional é a reação autoritária do STF aos seus críticos”, prosseguiu.

Cardozo entende que Hugo Motta foi sensato ao defender que se tenha cautela diante do projeto da anistia.

“Ele disse: ‘Olha, eu não posso aumentar um processo de crise institucional com essa questão que é um discurso político’. Ele pode até concordar ou discordar do discurso político, não importa, mas é evidente que uma situação desse tipo gera uma crise, por quê?”, questiona Cardozo

“Porque a democracia que não se faz respeitar será sempre violada. Se nós tivermos uma anistia hoje, preparem-se para futuras tentativas de golpe no futuro”, finalziou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: Pressão por anistia aumenta crise institucional? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Influenciadora e cunhada de Bruno Henrique é investigada pela PF. Saiba quem é

Além de Bruno Henrique, atacante do Flamengo indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em um esquema de manipulação de resultados por meio de cartões,...

Homem que deu facada em Bolsonaro vive em cela de 6m² e rejeita tratamento psiquiátrico

Mais de seis anos após o atentado contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, o nome de Adélio Bispo de Oliveira...

Bolsonaro permanece na UTI e segue sem previsão de alta, diz equipe médica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em acompanhamento pós-operatório. A equipe...