O que é Mpox, causa da morte do cantor Gutto Xibatada? Entenda!

A morte do cantor de forró Gutto Xibatada, confirmada pela Prefeitura de Belém na sexta-feira, 25 de abril causou comoção e também levantou questionamentos sobre a qualidade da assistência médica prestada.

Em SP, primeira morte por varíola do macaco ocorreu em 2022

Com 39 anos, o artista paraense era conhecido por suas composições que celebravam a cultura local e por misturar o forró com elementos regionais.

Gutto, que estava internado no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, não resistiu às complicações provocadas pela monkeypox (Mpox) e faleceu em 22 de abril. Conforme relatado pela família, ele apresentava sintomas da doença há cerca de um mês. Durante esse período, fez viagens para o Rio de Janeiro e para a Bahia. Já debilitado, retornou a Belém, onde buscou atendimento médico, recebeu prescrição de medicamentos e foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar.

Gutto não quis revelar seu estado de sáude

De acordo com uma publicação feita por sua irmã nas redes sociais, o cantor teria tentado ocultar o estado de saúde.

“Ele estava escondendo de todos, começou a aparecer em pequenos lugares, bem discretamente.” O quadro clínico se agravou quando as lesões se espalharam pelo corpo, impactando pulmões, fala, visão e até o tato.

Segundo a irmã, no último dia de vida, Gutto já não conseguia se alimentar, com o nariz e a boca obstruídos.

No dia da morte, por volta das 9h30, a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Gutto foi levado ao hospital e encaminhado ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI), mas morreu às 17h do mesmo dia.

Familiares apontam falhas e questionam assistência

A família do cantor criticou duramente o atendimento prestado pela unidade de saúde. Segundo eles, o artista não teria recebido os aparelhos de monitoramento adequados, sob justificativa de que as lesões na pele impediriam a fixação dos sensores. Também afirmaram que não havia profissionais suficientes para oferecer o acompanhamento necessário durante o período em que Gutto esteve internado.

Cantor sertanejo morre após grave acidente

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou, em nota oficial, que o cantor primeiramente recebeu atendimento e recebeu orientação para procurar uma unidade de referência. Ainda de acordo com a pasta, no dia 22, ele retornou ao hospital com piora no estado de saúde, agravada por comorbidades e infecções oportunistas.

“A médica infectologista responsável pelo atendimento determinou o imediato encaminhamento do paciente para um leito de isolamento. Novamente adotaram todas as medidas clínicas, porém o paciente evoluiu a óbito”, declarou a Sesma.

As causas da morte estão sendo apuradas pela Vigilância Epidemiológica de Belém. A secretaria também afirmou que as pessoas que tiveram contato com o artista receberam monitoramento e acabaram liberadas após não apresentarem sintomas. Gutto Xibatada completaria 40 anos no dia 27 de abril.

Entenda a doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a Monkeypox (MPX), varíola dos macacos ou varíola símia é uma doença causada pelo Monkeypox vírus, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!        

Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal silvestre (roedores) infectado; pessoa infectada pelo vírus monkeypox ou materiais contaminados com o vírus.

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Como na maioria das viroses agudas, o próprio sistema imunológico é capaz de eliminar o vírus e o paciente ficar completamente curado, sem intervenção alguma.

O sintoma mais comum da doença é a erupção na pele, semelhante a bolhas ou feridas, que pode durar de duas a quatro semanas. O quadro pode começar com ou ser seguido de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e gânglios inchados.

O post O que é Mpox, causa da morte do cantor Gutto Xibatada? Entenda! apareceu primeiro em OFuxico.



Fonte: OFuxico

Eleição na Bolívia pode encerrar quase 20 anos de governos de esquerda

Mais de 7,5 milhões de bolivianos são esperados nas urnas neste domingo (17) para votar nas eleições presidenciais que podem tirar a esquerda do...

Atlético-MG x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Grêmio medem forças neste domingo (17), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. O confronto será realizado...

Chapecoense x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de consolidar sua posição no G-4, a Chapecoense recebe o Paysandu neste domingo (17), às 16h (de Brasília), em partida válida pela...