Oscar 2026 com novas regras: votantes devem comprovar que assistiram aos filmes indicados

Uma das mais importantes premiações da indústria cinematográfica, o Oscar passará por mudanças significativas já em sua próxima edição, marcada para 15 de março de 2026. A principal novidade é que os votantes terão que comprovar que assistiram a todos os filmes indicados antes de registrarem seus votos, como revelado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta segunda-feira (21/4).

A iniciativa surge depois das controvérsias na cerimônia de 2025, quando veículos internacionais como Variety e Entertainment Weekly divulgaram relatos anônimos de votantes que admitiram não ter assistido a todas as produções concorrentes. As revelações geraram forte repercussão negativa entre o público e acenderam o alerta sobre a credibilidade do processo de escolha dos vencedores.

Veja as fotos

Foto: Reprodução
Prêmio OscarFoto: Reprodução
Foto: Associated Press
Mikey Madison em discurso de aceitação do OscarFoto: Associated Press
Foto: Instagram
Indicada ao Oscar, Fernanda Torres detalha preparativos finais para cerimôniaFoto: Instagram
Reprodução: Instagram/The Academy
Designers de dublês receberão nova categoria premiada no OscarReprodução: Instagram/The Academy

De acordo com o The Hollywood Reporter, os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas serão monitorados por meio da plataforma de streaming exclusiva da entidade, onde a maioria dos filmes é disponibilizada para exibição. Já para obras assistidas em salas de cinema ou festivais, será necessário preencher um formulário que comprove a visualização, informando data e local.

Em nota oficial, a Academia reforçou seu compromisso com a integridade da premiação. “Estamos comprometidos em conduzir um processo de premiação justo, claro e equitativo. Como parte disto, os membros da Academia são incentivados a assistir, discutir e apoiar a exibição de filmes inscritos para a premiação”, afirmou a instituição.

As novas diretrizes fazem parte de um conjunto de mudanças que impactam diretamente a conduta dos votantes. Além da exigência de comprovação de exibição, a edição de 2026 marcará a estreia de uma nova categoria: “Melhor Elenco”, elevando o total para 24 prêmios. A Academia também já anunciou que, a partir de 2028, haverá mais uma estatueta, com a criação da categoria “Melhor Direção de Dublês”.



Fonte: Portal LEODIAS

Whindersson Nunes fala sobre diagnóstico de superdotação e faz reflexão

O humorista e influenciador Whindersson Nunes, 30, revelou neste domingo (3) que recebeu o diagnóstico de superdotação e refletiu de que forma isso impactou...

Messi tem lesão na coxa confirmada pelo Inter Miami; veja gravidade

Lionel Messi deixou a partida entre Inter Miami e o mexicano Necaxa, na noite deste sábado (2), pela Copa das Ligas, apenas aos 11...

Não preciso ficar subordinado ao dólar, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (3), que o Brasil não precisa ficar subordinado ao dólar em suas negociações. “Não...