Padre Fábio de Melo e Marcelo Rossi podem ser papas? Entenda hierarquia da Igreja

Padres como Julio Lancellotti, Fábio de Melo e Marcelo Rossi podem ser papas? Com a morte do Papa Francisco, surge a dúvida sobre quem será seu sucessor. Embora teoricamente qualquer homem católico possa ser eleito, existe um processo para alcançar o título e o portal LeoDias te explica, com a ajuda de um especialista.

Segundo o padre Claudiano Avelino, mestre e doutor em filosofia, o papa é a maior autoridade da Igreja Católica porque é o bispo de Roma, cidade onde, segundo a tradição, viveu e morreu São Pedro, o primeiro líder dos cristãos. Por isso, o pontífice é visto como seu sucessor.

Se você acompanhou a repercussão sobre a possível abdicação do Papa, quando ele estava no hospital, deve ter ouvido falar no Conclave, a eleição feita pelo Colégio de Cardeais, formado por 252 membros de várias partes do mundo. Avelino explica que tradicionalmente, o novo Papa é escolhido entre eles, com algumas restrições.

Veja as fotos

Foto/Vaticano
Papa faleceu em decorrência de um AVCFoto/Vaticano
Reprodução
Padre Marcelo RossiReprodução
Reprodução: TV Globo
Padre está enfrentando novamente a depressãoReprodução: TV Globo
LeoDiasTV
LeoDiasTV
Reprodução/ montagem
Reprodução/ montagem

Desse grupo de 252 cardeais, 135 com menos de 80 anos podem participar da eleição do novo Papa, incluindo sete brasileiros. No entanto, o processo para chegar até esse ponto é longo: os cardeais passam por uma trajetória que começa com a ordenação como diácono, seguida pela ascensão a padre.

Depois de se tornarem padres, nomes notáveis como os brasileiros podem seguir o caminho para se tornar bispos. Para isso, é necessário passar por um processo rigoroso de indicação e avaliação, com requisitos de idade mínima e preparação teológica, além de uma análise detalhada feita por órgãos da Igreja Católica. 

Uma vez bispos, eles serão responsáveis pelas dioceses, que são subdivisões menores dentro da estrutura eclesiástica. A partir daí, alguns bispos podem escolher para se tornarem arcebispos, cargos que envolvem a liderança das arquidioceses, geralmente localizadas em capitais e regiões metropolitanas. 

Tanto bispos e arcebispos podem ser escolhidos pelo Papa para se tornarem cardeais, passando a integrar o Colégio de Cardeais, que, além de aconselhar o Santo Padre, tem o poder de eleger o novo pontífice. Esse é o processo que leva os cardeais até se tornarem o novo Papa. 

Arcelino explica que o Conclave não tem regras fixas, mas os cardeais costumam escolher alguém com fé firme, caráter moral, experiência na Igreja, capacidade de diálogo e compreensão dos desafios do mundo atual: “Em resumo, eles procuram alguém preparado para guiar a Igreja mundialmente”.



Fonte: Portal LEODIAS

Ex-presidente colombiano diz ser erro permitir avanço do crime e elogia RJ

O ex-presidente da Colômbia, Ivan Duque, afirmou na noite desta quinta-feira (6) que deixar o crime organizado continuar crescendo é um “erro”. Para o...

Gilmar é alvo de protesto de foragido do 8/1 durante evento na Argentina

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, foi alvo de um protesto feito por um acusado de participar dos ataques às sedes...

Carlinhos de Jesus aparece sambando após meses de cadeira de rodas

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, 72, sambou pela primeira vez, nesta semana, após passar meses em uma cadeira de rodas. O vídeo do...