Pais de pastor de 15 anos que se diz profeta denunciam ameaças e MP investiga

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu uma apuração preliminar sobre possíveis ameaças sofridas por Miguel Oliveira, jovem de 15 anos que se apresenta como pastor e profeta. A iniciativa foi tomada após os pais do adolescente procurarem a Polícia Civil para relatar o caso. As informações são do colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.

De forma autônoma, o Ministério Público começou a reunir informações sobre o caso e enviou ofícios solicitando dados que possam esclarecer a situação enfrentada pelo adolescente apontado como falso profeta. Pessoas próximas a Miguel relatam que ele tem sido alvo de ofensas e ameaças, especialmente devido à sua atuação em cultos religiosos. Entre as acusações que circulam nas redes sociais, críticos o chamam de “anticristo” e o acusam de enganar fiéis com supostos milagres e revelações.

Veja as fotos

Foto: Reprodução
Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução
Foto: Reprodução
Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução
Foto: Reprodução
Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução
Foto: Reprodução
Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução
Foto: Reprodução
Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução
Foto: Reprodução
Pastor Miguel Oliveira, de 15 anos, que se autodenomina profetaFoto: Reprodução

Nenhum item relacionado encontrado.

A equipe que assessora Miguel classificou as intimidações como “absurdas” e destacou que a família decidiu evitar mais exposição pública. “Ele é menor, e os pais não querem mais falar com nenhuma mídia, pois as ameaças estão absurdas. Xingamentos e coisas absurdas. Já foram na delegacia, e nada acontece. Então, eles acharam melhor não responder e não aparecer mais”, relatou.

Segundo determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é função do Ministério Público investigar situações que envolvam ameaças a menores de idade, independentemente de quem as cometa — seja a própria família, o Estado ou membros da sociedade. Nesses casos, a Promotoria da Infância e da Juventude acompanha de perto as denúncias.

Miguel Oliveira acumula cerca de 1,3 milhão de seguidores em seu perfil no Instagram e, à medida que conquistou notoriedade, também passou a enfrentar uma onda crescente de críticas e ataques virtuais. Um dos episódios que gerou grande repercussão foi quando, durante um culto, afirmou ter curado uma mulher com câncer. Além disso, sua maneira de solicitar doações financeiras chamou a atenção e passou a ser alvo de questionamentos, inclusive por parte de líderes do segmento evangélico.

Natural de Carapicuíba, no interior paulista, o jovem exerce suas funções religiosas na sede da Assembleia de Deus Avivamento Profético. Ele afirma que iniciou sua “missão” aos 3 anos de idade, após, segundo relata, ter sido milagrosamente curado da surdez e da mudez. Desde então, tem participado de eventos evangélicos em diversas regiões do país e concedido entrevistas a veículos de comunicação, incluindo podcasts, rádios e emissoras de TV.

Entretanto, os relatos sobre sua infância despertam desconfiança entre os críticos. “Ele viralizou na internet dizendo que nasceu sem os tímpanos e as cordas vocais. Quando questionado sobre os laudos médicos, disse que os perdeu durante uma mudança porque morava de aluguel, sendo que bastaria pedir a segunda via no hospital ou falar com seu pediatra. Ele é novo, e todo o sistema de saúde já era informatizado há 15 anos”, observou um internauta.

Declarações polêmicas e críticas nas redes

Em um vídeo registrado durante uma de suas pregações, Miguel aparece fazendo uma declaração ousada ao se referir à cura de uma mulher diagnosticada com leucemia. “Eu rasgo o câncer, eu filtro o seu sangue e eu curo a leucemia”, disse, enquanto destruía folhas de papel diante da mulher emocionada. A atitude provocou reações indignadas na internet. “Pede exame de leucemia e rasga. Diz que está curando. Isso é crime. Isso é brabo demais. E tem gente que acredita nisso, larga o tratamento e morre”, escreveu um usuário.

A equipe do jovem pregador esclareceu que os papéis rasgados na ocasião não eram documentos médicos. “Ele nenhum momento rasgou laudo. Ele escreveu em três papéis, três problemas de saúde que ela [a fiel] poderia ter, que Deus tava curando. Ele escreveu o nome das doenças e rasgou”, justificou a assessoria.

As solicitações de doações feitas durante os cultos também se tornaram alvos de polêmica. Em uma das cerimônias, Miguel convocou fiéis com a seguinte fala: “Quero agora quatro pessoas aqui no altar para doar R$ 1 mil. A velocidade com que você vem é a velocidade com que o milagre [na sua vida] será realizado”. Segundo sua assessoria, no entanto, os valores arrecadados não são destinados ao próprio Miguel. “Todos os valores vão para a igreja que o convida. Ele ajuda a igreja e o pastor dessa forma. Mas ele não recebe nenhum pix de ninguém na conta dele. Vai para a igreja, para ajudar na obra dentro das igrejas”, garantiu a equipe.

Com a crescente visibilidade e controvérsias, os ataques nas redes sociais deixaram de ser apenas críticas e passaram a tomar um tom ameaçador. “Ele precisa é de um susto, mas tem alguém por trás dele. Todos precisam de uma lição, inclusive quem está apoiando e seguindo ele”, escreveu um usuário. Outro comentário, ainda mais agressivo, dizia: “Esse pequeno moleque está mais para capeta em forma de gente. Pior que ainda tem gente que acredita. Alguém tem que parar esse moleque o mais rápido possível”.



Fonte: Portal LEODIAS

Craque Neto detona camisa vermelha na Seleção: “Estão de sacanagem”

O apresentador da TV Bandeirantes, Craque Neto, opinou sobre a possibilidade da Seleção Brasileira ter uma camisa vermelha no lugar da azul na Copa...

Debora Bloch posta fotos de Odete Roitman e brinca sobre Lady Gaga no Rio

A atriz Debora Bloch, 61, compartilhou novas fotos de sua personagem Odete Roitman e brincou sobre a chegada da cantora Lady Gaga no Rio...

Homem é preso em Arraial do Cabo após congelar cachorros em freezer

Uma operação realizada pela Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo (SEMAS), resultou na prisão em...