Papa Francisco: Belém presta homenagens e relembra carinho pela Amazônia

A Basílica Santuário de Nazaré, um dos maiores símbolos da fé católica na Amazônia, prestou na noite desta segunda-feira (21) suas últimashomenagens ao papa Francisco. Fiéis participaram em grande número da programação especial dedicada à memória do Santo Padre, marcada por orações, emoção e reverência.

Durante todo o dia, a Casa da Rainha da Amazônia – como é carinhosamente chamada a Basílica dedicada à Nossa Senhora de Nazaré – incluiu intenções pela alma de Francisco em todas as celebrações e missas.

A Missa das 18h, presidida pelo padre Josué Maria Bosco, foi especialmente voltada à despedida do líder da Igreja Católica. Em sinal de luto e respeito, os sinos da Basílica tocaram em horários simbólicos: às 8h, 10h, 13h e 19h.

No altar central, um quadro com o retrato do Papa permaneceu exposto durante todo o dia, e seguirá no templo até o seu sepultamento, como ponto de oração e homenagem.

“Nos ensinou a amar com simplicidade. Papa Francisco fez sua Páscoa e está ao lado do Pai”, afirmou a Basílica nas redes sociais.

Veja quando deve ser o conclave após a morte do papa Francisco

Pará de luto

O Governo do Estado do Pará decretou luto oficial de sete dias em memória do papa Francisco. A decisão foi publicada em Diário Oficial, e destaca em especial o carinho do Papa e sua atenção constante à Amazônia e aos povos da floresta.

A Arquidiocese de Belém emitiu nota de pesar lembrando a relação especial que o pontífice manteve com a Amazônia.

Francisco foi o autor da exortação apostólica “Querida Amazônia”, em que expressou o desejo de uma Igreja com “rosto amazônico” e mais próxima dos pobres e dos povos originários.

Durante o Sínodo da Amazônia, em 2019, o papa incentivou a valorização das culturas locais e o respeito às comunidades tradicionais da região. Além das palavras, Francisco também se destacou por gestos concretos.

Durante a pandemia da Covid-19, o papa enviou doações importantes à Amazônia. Quatro ventiladores pulmonares chegaram ao Brasil em 2020, sendo três deles destinados ao Pará.

Um foi para o Hospital Divina Providência, em Marituba, administrado pelos Pobres Servos da Divina Providência; outro seguiu para o Barco Hospital Papa Francisco, e o terceiro foi entregue à Diocese de Marabá, acolhido por Dom Vital Corbellini.

No mesmo período, a Arquidiocese de Belém recebeu ainda uma doação de dez mil reais enviada pessoalmente pelo pontífice.

O valor foi utilizado para ações de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade, em especial idosos e trabalhadores desempregados de comunidades periféricas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco: Belém presta homenagens e relembra carinho pela Amazônia no site CNN Brasil.

Dino convoca audiência pública no STF para debater emendas impositivas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou uma audiência pública para aprofundar o debate sobre as emendas impositivas e reunir contribuições...

Autor da Globo morreu por imprudência de taxista: relembre o caso

O Brasil perdeu um dos maiores nomes da teledramaturgia em 1999. Dias Gomes morreu aos 76 anos em um trágico acidente de carro em...

Polícia Federal realiza transferência de Tuta para Corumbá, no MS

A Polícia Federal transferiu, na tarde deste domingo (18), o traficante Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, para a sede da PF em Corumbá,...