Para 52%, Bolsonaro deveria ser preso; 42% discordam, diz Datafolha

Para 52% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria ser preso pela suposta tentativa de golpe de Estado. É o que diz a pesquisa Datafolha publicada nesta terça-feira (8).

Segundo o levantamento, 42% dos entrevistados afirmam que Bolsonaro não deve ir para a cadeia e 7% não souberam responder.

Quando questionados se o ex-presidente seria, de fato, preso, 52% acreditam que não, já 42% acreditam que sim. 7% também não responderam.

Ao comparar regiões, a base Norte/Centro-oeste apresenta um empate técnico, onde 47% acreditam que ele deveria ser preso, contra 45% que dizem o contrário.

Já na região Sul, 49% dizem que o ex-presidente deveria permanecer livre, ante 46% que querem sua prisão.

A religião também aparenta influenciar na resposta. Entre os católicos entrevistados, 55% apoiam a prisão de Bolsonaro, contra 39% que se opõem. Já entre os evangélicos, 54% são contrários à detenção, ante 38% favoráveis.

Na política, 79% das pessoas que pretendem votar em Tarcísio de Freitas em 2026 acreditam que Bolsonaro não merece a detenção, entre eles, 62% acham que isso não irá acontecer.

Para a pesquisa, foram entrevistados 3.054 brasileiros com mais de 16 anos entre os dias 1° e 3 de abril, em 172 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Exceções

No geral, as opiniões apresentaram equilíbrio com algumas exceções, como na região Nordeste, onde 59% concordam com a prisão. Já entre a população feminina, apenas 36% discordam da reclusão do ex-presidente, bem como quem tem ensino fundamental completo (35%).

Por outro lado, entre os que possuem ensino superior, 50% acreditam na prisão, assim como os que ganham mais de 10 salários mínimos (47%).

Entre a população jovem, entre 16 a 24 anos, 57% acham que Bolsonaro continuará livre. Pessoas com escolaridade média e os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos apresentam um valor parecido, de 56%

Este conteúdo foi originalmente publicado em Para 52%, Bolsonaro deveria ser preso; 42% discordam, diz Datafolha no site CNN Brasil.

Filme de “Geni e o Zepelim” é acusado de transfobia e diretora se pronuncia

A diretora Anna Muylaert se pronunciou em suas redes sociais após receber críticas pela escalação da atriz Thainá Duarte, uma mulher cis, para viver...

Quadrilha é presa após tentativa de assalto em Santo André

Uma quadrilha foi presa durante o assalto a uma casa em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. Um dos envolvidos foi baleado...

Novo pede explicações do Itamaraty após Moraes negar pedido da Espanha

Os deputados do Novo apresentaram, nesta quarta-feira (16), um requerimento direcionado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pedindo explicações sobre a decisão do...