Para USP, 45 mil pessoas foram a ato de Bolsonaro; PM não divulgou número

O ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e diversos aliados na Avenida Paulista, realizado em São Paulo neste domingo (6), reuniu 44,9 mil pessoas, segundo estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital do Cebrap e da ONG More in Common, sob a coordenação de especialistas da Universidade de São Paulo (USP). A margem de erro é de 5,4 mil pessoas, para mais ou para menos.

Segundo os pesquisadores responsáveis, a contagem foi feita a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial às 15h44 — momento de pico da manifestação.

Considerando a margem de erro, o número coincide com o levantamento divulgado pelo Datafolha que, no momento de pico do evento — durante a fala do ex-presidente — contabilizou 55 mil pessoas na Paulista.

Procurada pela CNN, a Polícia Militar de São Paulo informou que não divulgará estimativa de público presente.

No protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro, há três semanas, que também teve como mote a defesa da anistia para envolvidos nos atos do 8 de Janeiro, o monitoramento da USP contabilizou 18,3 mil pessoas. Na ocasião, a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) contou “mais de 400 mil pessoas”.

Diversas autoridades, incluindo sete governadores, senadores e deputados federais, participaram da manifestação em São Paulo nesta tarde.

Durante o ato, o ex-presidente, dentre outros assuntos, defendeu o projeto de lei (PL) da anistia e falou sobre as eleições de 2026.

Inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro disse que “eleições em 26 sem Jair Bolsonaro é negar a democracia, é escancarar a ditadura no Brasil. Se o voto é obra da democracia, a contagem pública do mesmo se faz necessária”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Para USP, 45 mil pessoas foram a ato de Bolsonaro; PM não divulgou número no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

iPhone, Instagram, Gmail: entenda sanções da Lei Magnitsky contra Moraes

Nesta quarta-feira (30), o governo dos Estados Unidos anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de...

Por revanche, Atlético-MG encara Flamengo pelas oitavas da Copa do Brasil

O Atlético-MG volta a campo nesta quinta-feira (31) e encara o Flamengo no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida está marcada para 21h30...

Pesquisa: governo Jerônimo é desaprovado por 51,6% na Bahia; 44,9% aprovam

A gestão do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), é desaprovada por 51,6% dos eleitores baianos, segundo um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado...