PEC da Segurança: Nunes critica “instituições externas em corregedorias”

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participou, nesta segunda-feira (14), de um evento para lançamento da Frente Nacional contra o Crime Organizado, realizado na Câmara Municipal da capital paulista.

Durante discurso, Nunes criticou um trecho da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, do governo federal, que prevê a criação de corregedorias e ouvidorias que tenham autonomia para monitorar forças de segurança federal, estadual e municipal. Em sua opinião, isso “não é o que a gente precisa”.

“É importante que o governo tenha a iniciativa de poder trazer um ajuste da legislação para poder combater a criminalidade, combater o crime organizado, mas tem algumas questões que é preciso corrigir, como por exemplo, a que está lá das corregedorias. Você trazer órgãos, instituições externas para cuidar, ou para opinar, na questão da corregedoria não é o que a gente precisa”, afirmou.

Segundo o prefeito, mais importante do que isso, é ter “uma polícia civil, polícia federal, polícia militar, as polícias municipais atuando, evidentemente sem excessos”.

Ele argumenta que “estar recriminando ou achando algum problema para poder fazer a punição” o tempo inteiro, pode acabar fragilizando o sistema de segurança.

“A gente não vai ter mais policial com coragem de sair às ruas para fazer o enfrentamento”, disse.

PEC da Segurança Pública

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann apresentaram, no último dia 8, o texto da PEC ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

De acordo com o ministro, o objetivo da proposta é desburocratizar e dar maior eficiência aos trabalhos de toda as autoridades no combate às organizações criminosas.

Depois de ser protocolada, o texto precisará ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, ainda deverá ser debatida em comissão especial, para só então precisar ser aprovado em dois turnos pelo Plenário da Casa Legislativa, Se for aprovada, a PEC segue para análise do Senado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PEC da Segurança: Nunes critica “instituições externas em corregedorias” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Com novo formato, FPF define confrontos do Paulistão 2026

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os confrontos do Campeonato Paulista 2026, que será mais curto, com 11 datas previstas, para seguir o...

Leila Pereira dará “carona” para atletas do Vasco e Cruzeiro; entenda

Em clima de parceria dentro e fora de campo, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, vai trazer Vitor Roque, atacante do Verdão convocado para...

Torcida do Lanús esgota pacotes para a final da Copa Sul-Americana

Alerta de invasão argentina em Assunção, no Paraguai. Na tarde desta terça-feira (11/11), o Lanús, finalista da Copa Sul-Americana, utilizou as redes sociais para...