PF fecha mesmo garimpo pela terceira vez no Pará

Pela terceira vez, a Polícia Federal (PF) desativou o mesmo garimpo na cidade de Curionópolis, no sudeste do estado do Pará. A desativação é resultado da operação Novo Eldorado que aconteceu nesta quinta-feira (10) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O ponto ilegal de extração foi fechado pelos agentes em abril e junho do ano passado. Neste ano, o local foi reativado e outros dois pontos de garimpo foram encontrados na mesma região e fechados durante a operação.

A extração ilegal e predatória de ouro no sudeste do Pará é responsável pela “grave contaminação dos afluentes dos rios que abastecem a região, bem como a contaminação do solo. Em vez do mercúrio, agora tem sido usado o cianeto, que se degrada mais rapidamente, mas é bem mais tóxico”, de acordo com a PF.

Na operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas casas de dois responsáveis por coordenar o garimpo. Em um dos locais uma pessoa foi presa em flagrante com munições sem autorização.

Foram apreendidas 13 munições calibre 12, oito de calibre 28, uma de calibre 16, duas de calibre 3 e 27 de calibre 25. Um bloqueio judicial de R$ 2 milhões também foi feito das contas dos investigados.

Quatro pás carregadeiras também foram encontradas e devem ser inutilizadas devido à impossibilidade de remoção da área.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PF fecha mesmo garimpo pela terceira vez no Pará no site CNN Brasil.

Tarcísio se afasta do governo de SP e deve passar férias nos EUA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), irá se afastar do comando do Palácio dos Bandeirantes entre 26 de dezembro e 11...

Biatleta norueguês é encontrado morto em quarto de hotel na Itália

O biatleta Sivert Guttorm Bakken foi encontrado morto em um quarto de hotel na Itália. O norueguês, de 27 anos, tinha voltado a competir...

Secretário do Ministério da Justiça: Dosimetria abre caminho para ataques

O Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro e pela trama golpista, é inconstitucional e...