PF fecha mesmo garimpo pela terceira vez no Pará

Pela terceira vez, a Polícia Federal (PF) desativou o mesmo garimpo na cidade de Curionópolis, no sudeste do estado do Pará. A desativação é resultado da operação Novo Eldorado que aconteceu nesta quinta-feira (10) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O ponto ilegal de extração foi fechado pelos agentes em abril e junho do ano passado. Neste ano, o local foi reativado e outros dois pontos de garimpo foram encontrados na mesma região e fechados durante a operação.

A extração ilegal e predatória de ouro no sudeste do Pará é responsável pela “grave contaminação dos afluentes dos rios que abastecem a região, bem como a contaminação do solo. Em vez do mercúrio, agora tem sido usado o cianeto, que se degrada mais rapidamente, mas é bem mais tóxico”, de acordo com a PF.

Na operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas casas de dois responsáveis por coordenar o garimpo. Em um dos locais uma pessoa foi presa em flagrante com munições sem autorização.

Foram apreendidas 13 munições calibre 12, oito de calibre 28, uma de calibre 16, duas de calibre 3 e 27 de calibre 25. Um bloqueio judicial de R$ 2 milhões também foi feito das contas dos investigados.

Quatro pás carregadeiras também foram encontradas e devem ser inutilizadas devido à impossibilidade de remoção da área.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PF fecha mesmo garimpo pela terceira vez no Pará no site CNN Brasil.

Ataque com míssil russo deixa um morto e 82 feridos na Ucrânia

Um ataque com mísseis russos à cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, matou uma pessoa e feriu outras 82, incluindo seis crianças, na...

Dia Nacional do Livro Infantil: 7 obras que resistem ao tempo

Hoje, 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra o dia de nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), um dos...

“Tempo de Guerra” é a representação mais precisa de guerra, diz veterano

“Tempo de Guerra” chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira (17). Ambientado em 2005, a produção retrata uma missão real das forças especiais da Marinha dos...