Planalto confirma ida de Lula e Janja ao funeral do Papa Francisco em Roma

O Palácio do Planalto confirmou na noite desta segunda-feira (21/4) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja irão marcar presença no funeral do Papa Francisco, em Roma. O líder da Igreja Católica teve sua morte confirmada nesta manhã.

Na próxima terça-feira (22/4), uma comitiva completa deverá ser anunciada, de acordo com os detalhes revelados pelo governo. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a data oficial da viagem dependerá dos detalhes do protocolo confirmados pelo Vaticano.

Veja as fotos

Secom Presidência
Lula e Papa FranciscoSecom Presidência
Secom Presidência
Lula e Papa FranciscoSecom Presidência
Secom Presidência
Lula e Papa FranciscoSecom Presidência
Secom Presidência
Lula e Papa FranciscoSecom Presidência
Foto: Ricardo Stuckert
Lula e Janja posam em foto com cachorrosFoto: Ricardo Stuckert
Reprodução: EBC
Luiz Inácio Lula da SilvaReprodução: EBC

Lula esteve com o Papa Francisco em pelo menos três ocasiões, sendo a primeira delas em fevereiro de 2020, poucos meses após o político deixar a prisão. Logo depois, eles voltaram a se reencontrar em junho de 2023, quando o presidente brasileiro fez uma viagem ao Vaticano.

A oportunidade de encontro mais recente aconteceu em junho de 2024, em Borgo Egnazia, na região da Puglia, sul da Itália, durante a Cúpula do G7. O pontífice foi eleito para o cargo em 2013 e permaneceu à frente da Igreja Católica por quase 12 anos, após substituir Bento XVI.

Lula decreta luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do Papa Francisco

O presidente emitiu um comunicado nas redes sociais para decretar luto oficial de sete dias no país pela morte do Papa. As bandeiras em frente ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal foram hasteadas a meio-mastro por volta das 10h.

“É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz o comunicado do Diário Oficial da União.

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou, em seu dia a dia, o amor, a tolerância e a solidariedade, que são a base dos ensinamentos cristãos”, pontuou Luiz Inácio Lula da Silva em uma nota.



Fonte: Portal LEODIAS

Renata Sayuri, atriz de ‘Malhação’, revela trauma devastador

A atriz Renata Sayuri, conhecida por atuações em produções da TV Globo como “Malhação” e “Sítio do Picapau Amarelo”, emocionou seguidores ao relatar um...

Hailey Bieber revela diagnóstico preocupante

Nesta semana, Hailey Bieber surpreendeu seus seguidores ao contar que foi diagnosticada com dois cistos no ovário. Os melhores momentos do BBB 25 você encontra...

Fim da amizade! Entenda a treta entre Mirella Santos e João Matheus

O fim da amizade entre Mirella Santos e João Matheus repercutiu bastante nas redes sociais nos últimos dias e gerou curiosidade nos seguidores dos...